Dúvidas do Viajante

Erros de digitação na hora da compra: como proceder?

blog-erros-digitacao-passagens

É bastante comum recebermos mensagens sobre erros de digitação na hora da compra de uma passagem aérea. Uma letrinha trocada ou outra que foi comida, um email digitado errado, data de nascimento etc.

Ao comprar uma passagem aérea online, o viajante deve tomar bastante cuidado na hora de preencher os campos do formulário de identificação do passageiro e dados de compra.

Erros de digitação, mesmo que pequenos, podem se transformar em um grande transtorno para o viajante, chegando até mesmo a não embarcar por conta de letras trocadas, nomes incompletos ou números errados.

Sem dizer que, no caso de passageiros que digitaram o email errado, o mesmo não receberá informações da compra, como o localizador e outras instruções de embarque, pois toda comunicação é feita através do endereço de email. Se ele está errado, então a pessoa não receberá.

Mas calma! Nós consultamos as principais companhias aéreas brasileiras para informarmos com a maior exatidão o que você deve fazer caso tenha digitado alguma informação de forma errada.

Atenção: não realize o check-in caso alguma coisa informação esteja errada. Conserte o erro primeiro para depois realizar o check-in, ok?

Acompanhe o post e fique por dentro!

Corrigir erros na Avianca

A companhia aérea pode efetuar a correção dos nomes em voos nacionais, uma vez que não se altere a fonética do mesmo, por exemplo: de Iara para Yara ou Isaura para Izaura.

CPF, data de nascimento, email e telefone também podem ser alterados gratuitamente. O passageiro pode solicitar a alteração por qualquer canal de atendimento, inclusive pelas Redes Sociais. O telefone é 4004-4040 e você pode consultar mais opções pelo site.

Já para voos internacionais, não é possível corrigir erros no nome. E para os outros itens, o passageiro deve entrar em contato com os canais de atendimento com pelo menos 48 horas antes do horário de embarque!

Corrigir erros na AZUL

A companhia aérea Azul realiza a alteração sem maiores complicações, mas dependerá do caso.

Em caso de letras trocadas no nome do passageiro, como no caso de Gabriela para Gabriele, a alteração também é feita sem maiores transtornos.

No entanto, se na verdade o passageiro se chama Gabriel e acabou inserindo um E ou A ao final do nome, o caso complica por se tratar de outro sexo. Portanto, o passageiro deverá entrar em contato pelo telefone 4003-1118 (regiões metropolitanas) e 0800-887-1118 para demais localidades, ou pelo site da Azul.

No caso de casamento, separação ou paternidade, em que o nome completo é alterado, o viajante precisa comunicar à companhia, que fará o reconhecimento dos dados através da Receita Federal.

Os erros mais comuns estão na digitação do email, números de documento e contato, que também poderão ser alterados sem custo ou burocracia, contanto que sejam erros pequenos.

Corrigir erros na GOL

Cada caso é tratado e analisado individualmente pelos atendentes pelo telefone 0800-704-0465 ou pelo chat online.

No entanto, algumas informações podem ser dadas para acalmar o coração de quem se deu conta que digitou algum dado errado na hora da compra. Vamos lá:

Correções ortográficas no nome: pequenos e perceptíveis erros como Daniela para Daniele ou Danielee, assim como inserir um nome faltante do passageiro pode ser feito sem a necessidade de envio de documentação.

Emails errado, data de nascimento, CPF e sexo: o passageiro deverá entrar em contato com o SAC através do telefone 0800-704-0465 para que os atendentes possam analisar o caso.

Casos de separação ou casamento: será necessário estar com a certidão para que o atendente possa dar início ao procedimento.

RG e Programa Smiles: o passageiro pode alterar essas informações pelo próprio site da companhia aérea.

Corrigir erros na LATAM

A LATAM reforça sobre a necessidade de muita atenção na hora da compra de passagens aéreas, uma vez que os dados são essenciais para que a viagem ocorra sem transtornos.

O nome do passageiro não pode ser alterado. Em relação aos outros dados, como documentos, emails, telefones etc, a correção pode ser feita ao realizar o check-in.

Em caso de dúvidas, por favor, não deixem de entrar em contato com a companhia pelos telefones 4002-5700 ou 0300-570-5700.

Corrigir erros no Mundi/Viajanet

A alteração dos dados dos passageiros aqui no Mundi/Viajanet dependerá, na verdade, das regras da companhia aérea que o viajante optou na hora da compra.

Mas caso o passageiro tenha errado o email de cadastro, a alteração pode ser feita sem problemas através dos telefones 4007-1510 (regiões metropolitanas) e (11) 4007-1510 para demais localidades, ou pelo site.

Telefones e formas de contato das empresas aéreas

Avianca: 4004-4040 ou pelo site da companhia.

Azul: 4003-1118 (regiões metropolitanas) e 0800-887-1118 para demais localidades, ou pelo site da companhia.

GOL: 0800-704-0465 ou pelo chat online

Latam: 4002-5700 ou 0300-570-5700, e também pelas redes sociais e site da companhia.

Mundi/Viajanet: 4007-1510 (regiões metropolitanas) e (11) 4007-1510 para demais localidades, ou pelo site.

 

Deixar um comentário

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest