Você conhece mesmo Joinville? Sabe que fica no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, que faz frio e tal, além de ser dona de um dos mais altos índices de desenvolvimento humano? Hoje achamos mais alguns fatos bem legais sobre essa cidade que merece uma visita!
– Título de Manchester catarinense:
Essa é para se orgulhar! No final da Segunda Guerra Mundial, receber produtos industrializados importados era tarefa difícil, mas Joinville se virou muito bem e entre as décadas de 50 e 80 cresceu muito — assim como Manchester, a cidade inglesa, que se destacou na Revolução Industrial e que usou a máquina a vapor na indústria têxtil pela primeira vez!
– A número 01:
– Primeira corporação de bombeiros voluntários da América do Sul;
– Primeira cidade de SC a ter o primeiro posto de gasolina totalmente adaptado a pessoas com deficiência;
– Primeira e única cidade do mundo que tem uma filial do Bolshoi.
– Na verdade, Joinville foi um presente para um príncipe:
Em uma época onde os casamentos envolviam dotes, política e aquela coisa toda, um príncipe que estava prestes a se casar, recebeu um pedaço de terra próximo à colônia de São Francisco. Em 1852, a Vila Joinville emprestou o nome da cidade. Por isso é conhecida como Cidade dos Príncipes.
– Cultura e conhecimento:
Em Joinville ninguém pode reclamar sobre a falta de museus já que conta com o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Museu Arqueológico de Sambaqui, o Museu de Arte, o Museu de Fundição, o Museu Nacional do Bombeiro e a Casa Fritz Alt.
– Pedalar é melhor que dirigir:
Olha que maneiro: em 1950 tinha 01 carro para cada 111 pessoas na cidade e 01 bicicleta para cada 04 pessoas. Hoje em dia não há uma conta certa, mas há quem jure que exista 01 bicicleta para cada 02 pessoas.
– Área verde:
Um passeio no parque é sempre bom e isso Joinville tem muito para oferecer: lá tem o Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin, o Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral, o Parque Municipal Morro do Finder, as Áreas de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca e Quiriri e o Parque Zoobotânico, além do Parque Expoville.
– Praia:
É a do Vigorelli, na Vila Cubatão – cheia de barzinhos pela orla e conta ainda com uma balsa que liga Joinville a São Francisco do Sul. Tem pouca areia e a água é meio escura, o que não impede em nada a diversão e a pesca local.
– Festas e festivais:
Tem muita coisa! A Festa das Flores, a Festa do Colono Piraí, Festa do Colono Rio da Prata, Encontro Folclórico, Festa da Colheita (Erntefest), Festa do Peixe da Água Doce, Rodeio Crioulo Nacional, Festa do Arroz, Bandoneon Fest, a Festa do Tiro Rei, a Festa do Pato, a Festa do Cará, a Festa da Solidariedade, a Festa da Polenta, o Festival Brasileiro de Hemerocallis, Opa Fest, a Schweinschiessenfest (simples, né?) e o Festival de Dança — o maior festival de dança do mundo!
Você já foi a Joinville? Quais outras coisas interessantes você tem a nos dizer?
Fonte: Super Interessante