Leprechauns, castelos, boa sorte e alegria; canções de ninar, sonhos e amor todo dia. Poemas e músicas com flautas e tambores; Muito boas-vindas aos que aqui chegam!
Vamos nos vestir de verde e comemorar o Saint Patrick’s Day?
Oi? Não sabe do que estamos falando e está meio assim de dizer sim ou não? Tudo bem, a gente explica!
Um pouquinho de história primeiro, vamos lá! Tudo começou na Bretanha Romana no século IV com o nascimento de Patrick (ou, para deixar aportuguesado, Patrício). Quando ele tinha dezesseis anos, foi raptado por piratas e escravizado na Irlanda. Daí, durante um sonho, Deus lhe disse para fugir para o litoral, onde iria embarcar em um navio e voltar para casa. Ao voltar, entrou para o mosteiro.
Algum tempo depois, ele voltou para a Irlanda, agora como bispo, para evangelizar a população. E, para isso, ele usava um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade. Além disso, foi responsável pela construção de vários templos, organizou a administração religiosa e introduziu o latim como língua da Igreja.
St. Patrick, que morreu em 17 de março, é o Padroeiro da Irlanda e a data virou um feriado religioso. Exceto pelos bares e restaurantes, todo comércio fecha nessa data. A comemoração é intensa. Muitos irlandeses vão à missa e depois continuam festejando com música, comida, bebidas, artes, pinturas, jogos, desfiles e MUITO VERDE. É sério, vários lugares chegam a tingir até os rios e córregos de verde!
Um ponto curioso é que, embora seja um feriado religioso, a cerveja (verde, claro) é muito presente nas comemorações, não só na Irlanda, como em boa parte do mundo (até aqui no Brasil!). A gente explica: como a festa é em homenagem ao Santo Padroeiro irlandês, acaba cheia de referências ao país europeu – a cor verde, o rock e… a Guinness. Ôpa, não é merchan! A Guinness, mesmo sendo uma cerveja preta, é um ícone da Irlanda (parênteses: a Guinness Storehouse é o ponto turístico mais visitado em Dublin!) e, a partir do próprio consumidor, acabou entrando na festa nos anos 90 e nunca mais saiu. O governo também aproveitou para aumentar a propaganda sobre o país e atrair mais turistas durante o mês de março.
Agora vamos repetir a pergunta:
Vamos nos vestir de verde e comemorar o Saint Patrick’s Day?
Se você não estiver em Dublin ou se não está com viagem marcada, não tem problema. Afinal, tem ano que vem! E para se planejar bem, é só visitar o www.mundi.com.br 🙂
Enquanto isso, vá a um pub mais próximo, vista-se de verde (para entrar no espírito) e comemore bastante! A grande maioria abre logo cedo – alguns de manhã, outros para o horário do almoço… Mas todos tem algo em comum: a festa não tem hora para terminar.
No caso de alguns anos em que a data cai em dia de semana, é comum que se tenha uma comemoração mais light no dia (para não passar em branco) e alguma outra durante o fim de semana.
Que São Patrício o proteja onde quer que você vá e em tudo o que você faça – e que sua amada proteção seja sempre uma bênção para você!
Que possa a estrada estender-se para encontrar-te. Que o vento esteja sempre às tuas costas. Que o sol brilhe cálido sobre teus campos, e até que nos encontremos novamente, que te sustente Deus na palma de Sua mão.