Em 1998, foi aberto em Santos o Museu do Café Brasileiro que tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no nosso país. O museu conta com um grande acervo de documentos e fotos, que mostram o envolvimento deste produto com o desenvolvimento político, econômico e cultural do Brasil. Maquetes e painéis também ajudam a contextualizar a riqueza trazida por esta produção e levam o visitante a um passeio pela história, que começa na chegada das primeiras mudas de café no Brasil.
Por ter sido nossa principal fonte de riqueza no começo do século XX, foi necessária a criação de uma bolsa de valores própria que organizava e controlava as operações do mercado cafeeiro, a Bolsa Oficial do Café. É no prédio onde ela funcionava que hoje está instalado o museu.
Construído em 1922, foi oficialmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2000. É considerado um dos mais belos edifícios da cidade por ter seu interior adornado com cúpulas de cobre, vitrais, mosaicos de mármore, colunas de granito e três grandes telas criadas por Benedito Calixto.
Ao fim de sua visita, após aprender sobre a história de nosso país, é possível saborear na cafeteria instalada no andar térreo do museu um maravilhoso café, premiado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).