Levar seu animal de estimação para viajar de avião exige certos cuidados e atenção. Você precisará mandar bem com a caixa de transporte, o bem-estar do bichinho durante a viagem, além, é claro, dos documentos para o embarque. É importante também ficar de olho em outros detalhes que vão variar conforme o destino do seu voo.
Reunimos informações das principais companhias aéreas brasileiras sobre a documentação necessária para o embarque nacional e internacional (quando houver) de cães e gatos. Tudo que você precisa saber para garantir um embarque dentro das normas estão abaixo, mas, em caso de dúvidas, sempre sugerimos que entre em contato com a companhia aérea de preferência para viajar tranquilamente.
Documentos necessários para viajar com animais na AZUL
- Comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola utilizada. A vacina tem que ter sido tomada entre 30 dias e um ano antes do embarque.
- Atestado de saúde do animal: o documento deve ter sido emitido por um médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.
Documentos necessários para viajar com animais na GOL
Voos domésticos
- Atestado Sanitário: deve constar no documento que o animal de estimação está em boas condições de saúde. O documento é válido por dez dias após a data de emissão.
- Carteira de Vacinação: é obrigatória para o animal a partir dos 3 (três) meses de idade. Ela deve ter sido aplicada há mais de 30 (trinta) dias e menos de 01 (um) ano.
Voos internacionais
- Atestado Sanitário: deve constar no documento que o animal de estimação está em boas condições de saúde. Deve ser emitido 10 dias antes da emissão do CVI.
- Carteira de vacinação: obrigatória para animais a partir dos 3 (três) meses de idade. Deve ter sido aplicada há mais de 30 (trinta) dias e menos de 1 (um) ano.
- Certificado Veterinario Internacional – CVI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 (sessenta) dias corridos a partir da emissão.
- Certificado Zoosanitário Internacional – CZI: certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 (sessenta) dias corridos a partir da emissão.
Documentos necessários para viajar com animais na LATAM
- Atestado do veterinário emitido até 10 (dez) dias antes do embarque. Nele deve constar que o estado de saúde do bichinho o torna apto para viajar.
Atenção: Cada país de destino e conexões podem exigir documentos específicos, como vacinas e atestado sanitário. Para mais informações, acesse iatatravelcenter.com (em inglês) ou entre em contato com o Consulado do país de destino.
Documentos necessários para viajar com animais na Avianca
- Certificado de vacinação antirrábica para animais de estimação com mais de 03 (três) meses de idade. Deve constar o nome do laboratório produtor, assim como o tipo de vacina e o número da ampola utilizado. É importante que a vacina seja aplicada entre 30 dias e um ano antes do embarque;
- Atestado sanitário emitido pelo médico veterinário. A validade deste é de 30 dias a partir da data de emissão.
Atenção: Filhotes menores de 03 meses (sem a primeira vacina), só poderão embarcar com autorização expressa do veterinário.
E no caso dos cães-guia?
Cães-guia (assim como cão-ouvinte ou cão assistente) têm passe especial nos aviões, a maior parte das empresas aéreas não cobram taxas por transportá-lo e, mesmo pesando mais que o permitido em cabine (entre 7-10kg), ele geralmente pode acompanhar o dono durante o voo.
Para que ele possa viajar na cabine junto ao dono, é necessário que o passageiro tenha a identificação do cão, assim como o comprovante de treinamento e as vacinas do cachorro.
Em voos nacionais geralmente é pedido:
- Carteira de identificação com: nome do usuário e do cão, nome do centro de treinamento ou do instrutor, número do CNPJ do centro ou CPF do instrutor, foto do usuário e do cão.
- Placa de identificação com: nome do usuário e do cão, nome do centro de treinamento ou do instrutor, número do CNPJ do centro ou do CPF do instrutor.
- Carteira de Vacinação atualizada com: comprovação da vacina múltipla, da vacina anti-rábica e do tratamento anti-helmíntico. Todas feitas por um médico veterinário credenciado.
Em voos internacionais geralmente é pedido:
- Carteira de identificação com: nome do usuário e do cão, nome do centro de treinamento ou do instrutor, número do CNPJ do centro ou CPF do instrutor, foto do usuário e do cão.
- Placa de identificação com: nome do usuário e do cão, nome do centro de treinamento ou do instrutor, número do CNPJ do centro ou do CPF do instrutor.
- Certificado Zoossanitário Internacional: feito pelo Posto de Vigilância Agropecuária Internacional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Atenção: Voos a partir de Carajás ou com destino a Fernando de Noronha
Quem for embarcar com animal de estimação a partir de Carajás, deve solicitar autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Os documentos que devem ser enviados ao Instituto são:
- Documento original de identificação oficial com foto do titular da passagem aérea;
- Documento original do atestado de saúde do animal, emitido por veterinário;
- Documento original da carteira de vacinação no animal.
Se você for acompanhado do seu animal de estimação para Fernando de Noronha, você deve solicitar a autorização previamente à Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha. O telefone é (81) 3619-0810