Notícias

Impacto Coronavirus: Cia aéreas, trocas e cancelamentos de voos

Impacto do Coronavírus: o que você precisa saber sobre trocas e cancelamentos de voos

* Última atualização: 

 

Diante do atual panorama mundial por conta do Coronavírus (COVID-19) estamos atualizando constantemente as informações mais importantes para que você possa tomar as melhores decisões relacionadas às suas viagens.

 

  • Notificações de voos para a Europa e Ásia: estamos adicionando alertas ao nosso site para rotas que venham a ser afetadas.

 

  • Notificações específicas da sua rota de viagem: vamos avisá-lo sobre os destinos que podem ter restrições de viagem emitidos pelas autoridades nacionais.

 

  • Links úteis: Aqui você pode encontrar um resumo com links de informações importantes dadas por organizações de saúde globais e locais. Manteremos esta página o mais atualizada possível para informá-lo sobre as notícias mais importantes sobre voos e viagens em nível regional.

 

Algumas das perguntas mais comuns:

 

Tenho uma viagem agendada e estou pensando em opções para cancelar o voo por prevenção?

As companhias aéreas e agências de viagens estão atualizando continuamente suas políticas de viagens. Aqui você pode encontrar a lista de contatos diretos para obter informações exatas sobre sua reserva. Encontre informações atualizadas sobre suas políticas de viagem abaixo.

 

Devo comprar um seguro de viagem?

O seguro de viagem geralmente é uma boa idéia para viagens internacionais (verifique também a cobertura oferecida por seus cartões de crédito). No entanto, se você estiver adquirindo um seguro devido a preocupações com o coronavírus (COVID-19), leia a política com atenção, pois as regras podem variar dependendo da empresa. O seguro pode não cobrir extensivamente os cancelamentos ou oferecer a flexibilidade de viagem que você procura. A melhor coisa a fazer é verificar com sua seguradora para determinar a cobertura.

 

Para quem viaja nas próximas semanas, estas são as políticas de cancelamento e câmbio mais recentes (a partir de 13 de março) das principais companhias aéreas:

 

GOL

Flexibilizamos as políticas de remarcação e cancelamento de viagens internacionais em voos operados pela GOL ou em conexão com companhias parceiras.

Confira as orientações para voos internacionais marcados para até 12 de abril de 2020:

  • Cancelamento e crédito

Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

  • Remarcação

Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de um ano, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

  • Cancelamento e reembolso

Se optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo a taxa de reembolso poderá ser cobrada dependendo da regra da passagem adquirida.

LATAM Airlines

O Grupo LATAM Airlines suspendeu temporariamente a sua operação entre São Paulo e Milão, em voos programados de 2 de março a 16 de abril de 2020. A medida deve-se à propagação do vírus no norte da Itália e a baixa da demanda pela rota. 

A companhia lamenta os inconveniente que essa situação possa causar, e recomenda aos clientes que acessem a opção “Reprograme seu Voo” para alterar o seu voo. Se as alternativas oferecidas não atenderem às suas necessidades, o cliente poderá solicitar a remarcação do voo ou reembolso do bilhete por meio da Central de Atendimento do seu país. 

  • Alternativas de viagem

A companhia oferece alternativas de viagem para os clientes afetados por restrições à entrada de territórios específicos: Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Nova Zelândia, Paraguai, Estados Unidos, Austrália, Jamaica, Israel, China ou passageiros que emitiram passagens LATAM na Ásia. 

Copa Airlines

Flexibilizamos nossas políticas de alterações, oferecendo para você mais opções e a confiança de poder continuar viajando com a Copa e, se desejar, realizar ajustes em seus itinerários sem taxa de alteração;

  • Você poderá solicitar as alterações entrando em contato com nossa Central de Reservas, visitando nossos Escritórios de vendas ou sua agência de viagens de acordo com as condições detalhadas a seguir:
  • Passagens adquiridas até o 31 de março de 2020
  • Data original de voo até o 15 de junho de 2020
  • Novo itinerário deve ser completado antes do 31 de dezembro de 2020 ou de acordo com a validade da passagem (o que acontecer primeiro).
  • Aplica-se somente a bilhetes da Copa Airlines: bilhetes regulares e compradas com milhas.
  • A taxa de de alteração se aplica apenas uma vez.
  • Reembolso e cancelamentos se aplicam de acordo com as condições das regras tarifárias.

TAP AIR PORTUGAL

Garantimos a possibilidade de reagendamento do seu voo sem o pagamento da taxa de alteração associada, em bilhetes emitidos entre os dias 8 e 31 de março de 2020. 

A alteração gratuita terá que ser solicitada com uma antecedência de 21 dias*, em relação à da data do primeiro voo, e é aplicável a todas as rotas TAP e a todas as datas de viagem.

Se tem uma viagem para data posterior a 31 de maio de 2020, recomendamos que aguarde a evolução da situação do Coronavirus (Covid-19), e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis.

American Airlines

Para fornecer a você maior flexibilidade e controle, cancelamos as taxas de alteração em determinadas datas de viagem.

Isso inclui oferecer aos clientes que compraram bilhetes antes de 1º de março de 2020 e que tenham viagens até 30 de abril de 2020 a flexibilidade de remarcação sem taxas de alteração.

Os clientes que reservaram de 1º – 31 de março de 2020 para viagens até 30 de janeiro de 2021 também podem alterar sua reserva para uma data posterior, sem taxas de alteração.

E, para todos os clientes com viagens marcadas para a Europa, incluindo o Reino Unido, temos uma flexibilidade adicional até 31 de maio de 2020.

Iberia

Se você reservou um voo que pode estar afetado, forneça suas informações de contato em Gestão de reservas para que possamos informá-lo de qualquer notícia relevante sobre sua viagem através do serviço Iberia conecta.

Air France

  • Para adiar uma viagem: 

Se você já reservou seu voo, tem até 31 de maio de 2020 para adiar sua data de partida sem taxas de alteração. Sua nova viagem deve começar até 31 de maio de 2020 e deve ser reservada na mesma classe (ou seja, com a mesma tarifa). Se a classe de reserva original não estiver mais disponível, você terá que pagar a diferença da tarifa.

  • Para cancelar uma viagem:

Se você comprou um bilhete reembolsável antes de 31 de março para um voo programado entre 3 de março e 31 de maio de 2020, pode cancelar sua viagem e solicitar um reembolso on-line.

Se você comprou um bilhete reembolsável com taxas antes de 31 de março para um voo programado entre 3 de março e 31 de maio de 2020, poderá cancelar sua viagem e solicitar um reembolso. Excepcionalmente, renunciaremos a quaisquer taxas de reembolso. 

Se você comprou uma passagem não reembolsável antes de 31 de março, preencha o formulário abaixo para obter um voucher de viagem. Este voucher não reembolsável é válido por 1 ano em todos os voos da Air France, KLM e parceiros.

  • Se o seu voo foi cancelado:

Se o seu voo tiver sido cancelado e você não quiser mais viajar, poderá obter um reembolso do seu bilhete junto ao seu agente de vendas.

Azul

A Azul Linhas Aéreas ainda não se manifestou sobre o assunto. 

Aerolineas Argentinas

  • Modifique seu voo internacional

Aerolíneas Argentinas desenvolveu uma política comercial específica a fim de poder responder aos pedidos daqueles passageiros que solicitam a modificação, alteração ou cancelamento de suas viagens:

  • Alterações de data sem penalidade por única vez para voar até 30/11/2020. Pagando somente a diferença de tarifa/milhas caso houver.
  • Devolução de passagens de acordo às condições de tarifa contratadas. As passagens adquiridas com milhas + pesos somente poderão realizar a devolução.
  • Flexibilidade em seus voos

Se você compra sua passagem para a Europa ou Estados Unidos entre 10 e 31 de março de 2020, você poderá alterar a data de seu voo sem nenhum tipo de penalidade pagando somente a diferença tarifária se houver.

 

Declarações do Governo Brasileiro sobre viagens internacionais: