Dicas de Viagem

Viajar em abril e 10 museus para conhecer

Se suas férias começam no quarto mês do ano, separamos alguns destinos para conhecer em abril e garantir uma série de passeios durante seu período de folga.

Uma ideia para sua próxima viagem em abril (ou em qualquer outro mês) é procurar ir aos museus da cidade que você está visitando.

Os museus são espaços que guardam a história de um determinado local e que conseguem encantar muita gente com os artefatos que foram preservados e que estão ali expostos.

Infelizmente nem sempre damos a atenção necessária aos museus, mas eles têm enorme relevância para a cultura da região, além de agregar maior conhecimento para nós mesmos.

Visitar museus significa aprender. Para quem tem filhos ou crianças próximas, a visita é interessante para que eles aprendam de uma forma diferente, mais prática, mais visual.

Embora as pessoas costumem enxergar o museu como algo chato, a verdade é que o local enriquece nosso repertório de conversas e de carga cultural, além de ser divertido.

Entre pinturas rupestres e obras famosas no Brasil, e fora dele, separamos 10 museus para que você pode conhecer durante sua viagem em abril.

Como é tirar férias e viajar em abril?

Tirar férias em abril é uma ótima ideia, mas, convenhamos, tirar férias em qualquer período do ano é sempre uma ótima ideia.

O que queremos dizer é que o mês apresenta clima mais ameno e, já passado o clima de verão intenso, viajar em abril pode ser realmente proveitoso.

Além disso, como não é um mês tão visado pelos viajantes, a chance de você encontrar voos, hotéis, ofertas e passeios com valores mais em conta são enormes.

Mas sempre vale relembrar: mesmo não sendo um mês de alta procura, sempre pesquise sua viagem com antecedência. Quanto mais próximo, mais caro estará. Combinado?

Infelizmente, viajar em abril só não é tão interessante para quem tem filhos em idade escolar ou se você mesma está fazendo faculdade ou algum outro curso.

Porém, não podemos esquecer que é um mês que tem feriado prolongado. O feriado de Tiradentes é no dia 21 de abril e cai em uma terça-feira.

Isto é, se você tem o calendário preso em função da escola ou faculdade, pode aproveitar este momento para viajar entre sexta e terça – ou retornar no início da quarta a depender.

E se você mora no Rio de Janeiro, viajar em abril fica ainda melhor. No dia 23/04 a cidade é presenteada com outro feriado. Emendando, você viaja entre 17 e 23/04.

Isto é, falta de tempo ou oportunidade não é desculpa para não viajar em abril. Para aproveitar ainda mais, você pode emendar suas férias nestes feriados. Fica a dica!

Agora, vamos às dicas de museu para você conhecer durante sua viagem em abril – ou em qualquer época do ano.

Museus no Brasil

1. Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, Paraná)

Localizado na capital paranaense, a visita a esse local não é válida apenas pelo acervo, mas também pela arquitetura exclusiva planejada sob uma ótica moderna e com honrarias ao homenageado. Mas além da própria construção, há também muitas obras de artistas paranaenses para serem exploradas.

2. Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, São Paulo)

Localizado em um ponto bem movimentado de São Paulo, a Avenida Paulista, seu projeto arquitetônico não deixa a desejar em nenhum detalhe, chegando a receber acervos do mundo inteiro e preservando obras conceituadas de Monet, Van Gogh e Goya.

3. Pinacoteca (São Paulo, São Paulo)

Sendo essa uma das recomendações mais especiais para quem gosta de apreciar a arte brasileira, a Pinacoteca de São Paulo é o museu mais antigo da cidade. Em seu acervo, podemos contar com nomes como Tarsila do Amaral, Portinari e Anita Malfatti. Além disso, é possível ver o resultado do estudo de artistas de outros países acerca do Brasil.

4. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

É um dos maiores museus de ciências naturais da América Latina. Lá você poderá participar de atividades lúdicas e experiências que te ensinam sobre esse universo de uma maneira muito mais simples e divertida.

5. Museu da Gente Sergipana (Aracaju, Sergipe)

Especial para os sergipanos, este museu faz uma verdadeira homenagem aos moradores do estado. No local será possível experimentar roupas típicas, comprar em feiras abertas e se tornar um repentista por alguns minutos.

Museus nas Américas 

6. Museu del Oro (Bogotá, Colômbia)

Sendo um dos museus mais populares do mundo, o Museu del Oro contém mais de 55 mil peças em ouro e outros materiais derivados da população colombiana antes mesmo da chegada de espanhóis. 

7. Soumaya (Cidade do México, México)

Com uma arquitetura bastante característica, diferente do comum, é um dos principais museus do México. Seu acervo guarda cerca de 60 mil peças, incluindo obras de artes plásticas, documentos históricos e moedas.

8. Museo Nacional de Bellas Artes (Santiago, Chile)

Sendo um dos museus mais antigos da América Latina, possui a maior coleção de arte nacional do país. Suas obras datam desde o período colonial até a atualidade, tendo um acervo de 3 mil peças.

Museus na Europa

9. Museu do Louvre (Paris, França)

Bastante conhecido no mundo todo, o museu do Louvre reúne grandes obras de arte de todas as épocas. Em seu acervo é possível encontrar cerca de 35 mil obras, sendo Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, a mais famosa entre elas.

10. Rijksmuseum (Amsterdã, Holanda)

Fundado em 1800 e transferido para Amsterdã no ano de 1808, no Rijksmuseum é possível conhecer cerca de 7 milhões de obras que constituem a história holandesa, desde a Idade Média, e se encantar com tantos detalhes. 

 

Você já conhece o Mundi?

O Mundi é um site que compara preços de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e pacotes.

Ao invés de abrir várias janelas para encontrar a melhor opção para sua viagem, é só pesquisar no Mundi e pronto!

Nosso serviço é gratuito, fazendo com que você economize tempo e dinheiro ao decidir viajar.