Destinos Dicas de Viagem

Descubra de carro: 5 cidades encantadoras no Brasil

Uma cidade encantadora ganha nosso coração com facilidade. Uma cidade encantadora é formada por cenários bonitos e paisagens bem cuidadas.

É um erro achar que tais cidades são encontradas apenas na Europa, principalmente nos países menores ou no interior de grandes centros.

O Brasil está cheio de lugares prontos para conquistar seu coração, seja através da arquitetura, das vistas da água clara ou das montanhas.

Uma cidade pode ser encantadora também por causa da sua história e da sua cultura. Por sinal, uma visita a esses lugares pode ser uma ótima forma de aprender mais sobre nosso país!

Para facilitar sua visita a um desses lugares encantadores, preparamos uma lista com cinco cidades que vão fazer seus olhos brilharem e que você pode desbravar de carro

Domingos Martins

Domingos Martins é um dos lugares mais bonitos do estado do Espírito Santo e ainda transborda cultura com vários eventos ao longo do ano. 

Alguns deles são: Sommerfest, Festival de Inverno, Festival de Música, Brilho de Natal, entre outros. Vale dar uma olhada no site da Prefeitura para acompanhar!

A cerca de 42 km de Vitória, Domingos Martins é muito procurada por casais em busca de descanso, principalmente nos meses de inverno (junho a setembro), quando as temperaturas caem até 12°C e é possível desfrutar da atmosfera acolhedora e romântica das pousadas.

O frio torna a cidade, que mantém o estilo e as tradições de seus colonos italianos e alemães, ainda mais charmosa.

Para saber mais sobre a história da cidade, visite a Casa da Cultura, que possui uma coleção de fotografias, documentos e objetos que retratam o processo de colonização.

O Parque Estadual Pedra Azul é uma de suas principais atrações. O local recebeu o nome de uma rocha com quase 2.000 metros de altura que pode ser encontrada no local.

Ainda mais impressionante é a sua coloração, que varia ao longo do dia, de acordo com a incidência da luz solar. 

A região possui áreas de Mata Atlântica, com muita vegetação e piscinas naturais, cachoeiras e trilhas perfeitas para o ecoturismo e para a prática de esportes radicais como rapel e bóia-cross.

Outra grande atração para quem gosta de natureza é visitar a Reserva Kautsky. A área possui 35 hectares e abriga 16 trilhas, além de 100.000 plantas típicas da região, principalmente orquídeas e bromélias. 

Atibaia

Atibaia (ou Estância de Atibaia) é um município brasileiro no estado de São Paulo. O nome é derivado do Tupi e significa “rio de água saudável”. 

Seu nome mudou com o tempo, da primitiva palavra tupi Tybaia para Thibaia, Atubaia, Thibaya e, finalmente, o nome moderno da cidade, Atibaia.

Se você decidir visitar Atibaia (esperamos que sim!), coloque três lugares no seu roteiro. Sério, são imperdíveis:

  • Parque Municipal de Edmundo Zanoni: se você gosta de caminhadas, este é o lugar ideal. Também é possível fazer lindos passeios de pedalinho pelo lago. Se encanta adultos, Atibaia é um prato cheio para as crianças, que poderão aproveitar o espaço para brincar livremente;
  • Festa das Flores e do Morango: as pessoas viajam de todos os lugares para este evento, que acontece todos os anos em Atibaia. Por lá, o sabor toma conta, com preços muito convidativos. Você vai amar os arranjos de flores e o lago, que pede por fotos e um ótimo passeio; 
  • Pedra Grande: é considerada a principal atração da cidade. Possui 1450 metros de altitude, o que torna possível a prática de esportes radicais como o voo de asa-delta e paragliders. Mesmo que você não tenha o coração forte para essa aventura, você pode admirar o céu, que se enfeita com várias pessoas praticando o voo.

Bombinhas

Apesar de Bombinhas não ser a primeira escolha da maioria dos viajantes ao pensar em Santa Catarina para viajar, é certo dizer que é uma cidade que conquista.

Bombinhas é o menor município do estado em termos de área, mas, ainda assim, abriga mais de 35 praias com águas cristalinas.

A natureza criou um espaço incrível em Bombinhas, onde o verde é predominante e os cenários são de tirar o fôlego. Vamos viajar para lá?

Muitas pessoas escolhem fazer um bate e volta, só mesmo para passar o dia e conhecer mais um destino durante a viagem. Se for o seu caso, não esqueça de visitar:

  • Morro do Macaco: ao chegar no topo da trilha, a vista terá valido o esforço físico, sem sombra de dúvidas. Mas, como a subida é íngreme, com pedras soltas e caminhos apertados, o recomendado é deixar as crianças brincando na praia em companhia das pessoas que não estão acostumadas com atividades físicas;
  • Praia da Lagoinha: as crianças vão adorar ver os peixes incríveis e coloridos apenas olhando através da água do mar, sem a ajuda de snorkel ou outros aparelhos. Para os adolescentes e adultos que quiserem ver mais de perto e praticar o mergulho, há equipamentos para a prática para alugar. Para comer e beber, há dois restaurantes na praia que servem comida e bebida. Pode parecer pouco, mas é válido lembrar que a praia é pequena, então os dois conseguem dar conta do recado.

Agora, o ideal mesmo é separar alguns dias para curtir bastante Bombinhas e toda sua beleza natural! Conte conosco para achar os melhores hotéis!

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um dos grandes produtores de vinhos do Brasil. Sua herança italiana não poderia encontrar berço melhor que sua paisagem montanhosa.

A 124km de Porto Alegre, Bento Gonçalves deixa clara sua maior especialidade logo na entrada da cidade, que é decorada com um gigantesco barril de vinho.

Apesar do vinho ser um dos maiores atrativos da cidade, não significa que as crianças não irão aproveitar a estadia. Pelo contrário!

Todos os vinhedos explicam de forma didática como é feito o processo da bebida. E, para aqueles que não bebem, podem experimentar o suco da uva direto da fonte.

Além disso, toda família pode aproveitar o passeio de Maria Fumaça, cuja viagem, que dura um pouco mais de 2h, é um dos pontos altos da cidade. 

No passeio, os visitantes são recepcionados com muita música italiana, além de uma degustação de vinhos, espumantes e suco de uva! 

Para quem ama cultura, história e é interessado na origem da cidade, pode curtir os passeios com pegada cultural, como:

  • Parque Cultural Epopeia Italiana;
  • Museu do Imigrante;
  • Fundação Casa das Artes;
  • Casa do Artesão e do Artista Plástico de Bento Gonçalves.

E mais: outros cenários chamam a atenção na cidade. Entre eles, a La Fontana, que é nada mais, nada menos, que um chafariz de vinho!

Além do Pipa Pórtico (o barril de vinho gigante) que citamos anteriormente, também tem o Monumento aos Imigrantes Italianos e a Ponte Ernesto Dorneles.

Cambará do Sul

Cambará do Sul, que fica localizado no Rio Grande do Sul, é conhecida como a Terra dos Cânions, lógico que não por acaso.

Entre os passeios de aventura, estão o Circuito das Águas, que passeia pelo Passo da Ilha, Passo do S e a Cachoeira dos Venâncios.

Para quem gosta de andar a cavalo, a boa é participar da Cavalgada nos Cânions. Para quem é de trilha, a Trilha do Rio do Boi pode ser uma opção.

Mas não para por aí. O visitante pode curtir passeios de bike, de bote, de quadriciclo, de land rover, além de praticar rapel ou simplesmente relaxar nas piscinas naturais.

Se a sua praia for mais tranquila, você pode contemplar e desfrutar dos cânions e das cachoeiras que não faltam na região, além do Centro Cultural da cidade.

A cidade oferece muitos atrativos para quem gosta de uma boa gastronomia também, já que não faltam opções para quem não dispensa uma boa culinária.

Confira as principais atrações de Cambará do Sul

  • Parque Nacional de Aparados da Serra: localizado 18 km a sudeste de Cambará do Sul, este magnífico parque ocupa 102,5 km², na fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Restaurante do Lago: o chef Marcos Barberi coloca uma tonelada de personalidade em seu restaurante, com um espaço rústico e aquecido por lareira, cheio de móveis antigos, bugigangas coloridas e espaço agradável.
  • Parque Nacional da Serra Geral: o Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km a leste de Cambará do Sul, possui cânions que rivalizam com Itaimbezinho. O Cânion da Fortaleza é um trecho de 8 km de escarpa com quedas de 900m.

 

Se um dos seus maiores sonhos é pegar um carro e desbravar o Brasil, essa lista pode ser uma grande fonte de inspiração.

Você pode pegar um voo para as capitais ou lugares próximos, pegar o carro alugado no próprio aeroporto e iniciar sua aventura.

Muitas pessoas têm essa vontade, porém ficam receosas em relação ao preço. Mas a verdade é que alugar um carro é muito mais barato do que se pensa.

Indo em dupla ou com um grupo, os custos ficam ainda menores e você pode dividir o volante com outras pessoas. Veja nosso post sobre aluguel de carros aqui.

E lembre-se: comente esse post com outras dicas de cidades encantadoras para conhecer de carro! Além disso, compartilhe em suas redes sociais e grupos de Whatsapp!

 

Já conhece o Mundi?

O Mundi é um site que compara preços de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e pacotes. Ao invés de abrir várias janelas para encontrar a melhor opção para sua viagem, é só pesquisar no Mundi e pronto! Nosso serviço é gratuito, fazendo com que você economize tempo e dinheiro ao decidir viajar.