Destinos

5 opções de turismo sustentável pelo Brasil

Turismo Sustentável é uma modalidade de viagem que preza pelo meio ambiente e pela manutenção dos recursos naturais e sociais da região, enquanto promove o crescimento da atividade econômica e a atração dos turistas.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, essa modalidade deve “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível, a produção de dejetos”.

Ou seja, toda a infraestrutura ao redor do turismo deve funcionar de maneira sustentável, se preocupando com a natureza e com a sociedade que ali vive, e minimizando os impactos causados.

O Turismo Sustentável é de extrema importância para as localidades, afinal, além de ajudar a região a se desenvolver, também garante a preservação da natureza e dos costumes locais, contribuindo para que estes permaneçam para as próximas gerações.

5 opções de Turismo Sustentável pelo Brasil

Nosso país ainda é repleto de ótimas opções de turismo sustentável. Para você, que ama abraçar a natureza e tem total ciência sobre seus recursos, vai adorar conhecer: 

  1. Bonito – Mato Grosso do Sul

Esse destino é considerado um dos melhores para o turismo sustentável, atraindo turistas do mundo todo. 

Com suas paisagens de tirar o fôlego, os turistas também contam com diversas opções de ecoturismo pelas cavernas, grutas e lagos com águas cristalinas.

Para preservar o meio ambiente, existe um sistema digital que controla o número de visitantes para as principais atrações.

  1. Fernando de Noronha – Pernambuco

Outro destino muito conhecido, Fernando de Noronha é um conjunto de ilhas que preza pela sustentabilidade das atividades turísticas. 

Existe um controle rigoroso do número de turistas permitido ao mesmo tempo, além da preservação da fauna e da flora local.

Lá é possível aproveitar as praias, mergulhar e conhecer a vida marinha, fazer trilhas e, claro, curtir as belezas que só Noronha tem.

  1.   Socorro – São Paulo

Localizada a poucos quilômetros da capital, Socorro também oferece diversas opções de turismo sustentável. 

A cidade possui um grande número de cachoeiras e grutas, além da possibilidade de fazer trilhas, arvorismo, mergulho, rafting e muito mais!

Você pode se hospedar em um hotel fazenda e aproveitar os diversos projetos e oportunidades oferecidas aos hóspedes, inclusive para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

  1. Parque Estadual do Ibitipoca – Minas Gerais

O parque conta com toda uma infraestrutura voltada para o turismo sustentável, permitindo que seus visitantes tenham contato com a natureza local: cachoeiras, lagos, grutas e diversos tipos de trilhas.

No parque está um dos mais famosos circuitos e ponto para fotos: a Janela do Céu. Também é possível acampar por lá.

  1. Reserva Mamirauá – Amazonas

Essa reserva está localizada ao curso do Rio Solimões, no coração da Floresta Amazônica, e consiste, basicamente, no ecoturismo para conhecer mais sobre as comunidades ribeirinhas e a fauna local. 

Nessa viagem é possível fazer passeios de barco ou canoa e adentrar na floresta para observar os animais e a vida naquele ambiente durante a noite, por exemplo.

Informações úteis para uma viagem sustentável

O turismo sustentável depende tanto de seus visitantes quanto dos prestadores de serviço, por isso é importante se atentar a alguns pontos, tais como:

  • Pesquisar pelos melhores prestadores e agências de viagem;
  • Pesquisar sobre o seu destino;
  • Apoiar o comércio local;
  • Respeitar a cultura e as características da região;
  • Preservar o meio ambiente e os recursos naturais;
  • Evitar ou não ir a atrações que promovam a exploração animal.

Com isso é possível aproveitar ao máximo a sua viagem sem desrespeitar o meio ambiente ao seu redor!

 

O Mundi é um site que compara preços de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e pacotes. Ao invés de abrir várias janelas para encontrar a melhor opção para sua viagem, é só pesquisar no Mundi e pronto! Nosso serviço é gratuito, fazendo com que você economize tempo e dinheiro ao decidir viajar. 

Deixar um comentário