Dúvidas do Viajante

Quando viajar: existe um período ideal?

Se você ouvir alguém dizendo que todos os momentos são excelentes para viajar, pode ter certeza que essa pessoa está mais do que certa.

O ano todo é perfeito para fazer aquela viagem que você tanto quer e tanto sonha, não existindo, então, o chamado momento ideal para viajar.

Claro, bem sabemos que a questão financeira pesa, assim como a escolha da época do ano – que pode ser determinante para fazer ou não uma viagem.

Mas a verdade é que sim, todos os dias do ano estão dentro do período ideal para viajar. O grande pulo do gato está em saber escolher os destinos e a época corretamente.

Ao longo deste post, você vai entender melhor como funciona essa história e tirar dicas para se manter um viajante constante durante todo o ano.

Vem com a gente

Baixa temporada x Alta Temporada

Nossa conversa começa aqui: definindo e entendendo o que é a baixa temporada e alta temporada.

Cada destino possui sua própria alta e baixa temporada, dependendo dos atrativos oferecidos pela região. 

Destinos de praia, como a região nordeste do Brasil, por exemplo, combinam muito com os meses entre novembro e março, que faz calor. Portanto, são meses de alta procura.

Da mesma forma, se você procura fazer esportes na neve, o certo é ir em uma determinada época do ano. Do contrário, você só verá terra, grama, enfim, nada de neve!

Já outros destinos não entram tanto nessa definição, já que os atrativos da cidade podem ser visitados e aproveitados durante todo o ano.

Nesse caso, você deve levar em consideração outros fatores, como férias escolares, feriados prolongados ou festas populares, como festivais, eventos, Carnaval, Ano Novo etc.

Como escolher quando viajar?

A resposta para essa pergunta é muito pessoal e vai depender de muitos fatores, mas a chave para respondê-la de forma mais rápida está na escolha do seu destino.

Além disso, é importante definir também o que se espera aproveitar daquele destino. Dessa forma, fica bem mais fácil escolher o momento e atingir suas expectativas.

Vamos pegar o exemplo da neve. Se o seu sonho é ver neve, você precisa obrigatoriamente viajar durante o inverno daquele destino.

Pegando o Chile ou Bariloche como exemplo, você deve viajar entre junho e setembro para garantir a foto fazendo um boneco de neve ou para praticar esportes.

Agora, se você não faz questão de ver neve e não se imagina praticando esqui, você ganha uma gama maior de possibilidades para viajar. Você pode ir no meio de fevereiro!

Bem sabemos que o período de chuva no Peru é de novembro a março. Logo, se sua intenção é visitar Machu Picchu, ir nesses meses é furada.

Você também deve levar em consideração sua situação particular. Por exemplo, se você está viajando com a família, terá que combinar com as datas das férias escolares.

Se seus gastos são elevados no início do ano, é prudente viajar alguns meses depois, para não se prejudicar com dívidas e não conseguir aproveitar a viagem ao máximo.

Como conseguir bons preços em datas visadas?

Se você é refém da alta temporada, que é o momento em que os valores tendem a estar mais altos, mas não quer deixar de viajar, essa parte é para você!

Existem formas de unir o útil ao agradável, seguindo algumas dicas simples e eficientes ao pesquisar por suas passagens aéreas e hotéis.

Procure fugir das datas em que a maioria vai viajar. Um bom exemplo para isso é o Carnaval, onde as pessoas geralmente viajam na sexta e retornam na Quarta de Cinzas.

Bom, se o Carnaval começa na sexta, 21/02, procure voos que saiam na quarta (19/02) ou no domingo (23/02). 

O voo de retorno pode seguir o mesmo raciocínio: ou você pesquisa por voos voltando antes da Quarta de Cinzas ou depois – no sábado ou segunda seguinte.

Escolha bem seu destino! Geralmente feriados prolongados apresentam valores mais elevados, mas São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre tem bons preços.

Cidades de praia, a grande paixão dos brasileiros, geralmente ficam com as maiores tarifas. Mas tudo depende do clima: no frio, cidades como Gramado, têm preços mais altos.

Apesar de ser a última dica, é a mais importante: pesquise sempre com antecedência e compare preços de voos. Você consegue excelentes ofertas se sair na frente da maioria!

As vantagens de viajar na alta temporada

É durante a alta temporada que a maior parte das pessoas estão viajando, pois combina com as férias escolares. 

Por isso, é comum que as cidades, hotéis e restaurantes promovam mais eventos e mais formas de entretenimento. E, em alguns casos, só acontecem na alta temporada.

Por causa disso, você tem mais chances de conhecer pessoas novas e fazer amizades viajando durante a alta temporada. Para quem viaja sozinho, é uma boa ideia!

Além disso, são maiores as chances de fechar um grupo para viajar, já que o período é mais convidativo e animador.

As vantagens de viajar na baixa temporada

Sem dúvida, a principal vantagem de viajar durante a baixa temporada está ligada ao preço, que geralmente é bem mais em conta que a alta temporada.

E isso vale para tudo: desde os voos, até hotéis, passeios, estacionamento, petiscos na praia, restaurantes etc.

Além disso, a cidade fica mais vazia, dando mais chance de conhecer melhor (e com mais calma) os cenários e as atividades que tem a oferecer.

 

Agora que você teve uma aula sobre como escolher as melhores datas para viajar, e descobriu que o período ideal para viajar é durante o ano todo, faça sua pesquisa!

O Mundi é um site que compara preços de voos, hotéis, aluguel de carros e pacotes. Ao invés de abrir várias janelas, é só pesquisar e encontrar ofertas de viagens aqui.

E se você tem alguma dúvida ou sugestão, use nossa caixa de comentários. Assim conseguimos ajudar mais facilmente!

Deixar um comentário