Dúvidas do Viajante

Hotel e Hostel: qual é a diferença?

Antes de falar sobre a diferença entre hostel e hotel, é preciso iniciar falando um pouco sobre viagens. Tão certo quanto o calor no verão do Rio de Janeiro é o fato de que a maneira de viajar mudou, assim como a forma de se hospedar.

Hoje o viajante tende a buscar muito mais por boas experiências do que qualquer outra coisa. Até mesmo preço, viu? Apesar de que, sabemos bem, o preço sempre faz o coração balançar!

Mas, voltando para a diferença entre hostel e hotel, as opções mais comuns quando falamos em hospedagens são exatamente essas. Além das pousadas!

(Aliás, se você está se perguntando, hostel nada mais é que a palavra em inglês para albergues. A internacionalização é útil para quando você for para o exterior!)

Ao longo dos anos, alguns conceitos mudaram muito. E muita gente que dizia que nunca se hospedaria em um albergue (ou em um hostel), acabou mudando de ideia.

Com a internet, com a facilidade em viajar e encontrar boas opções, os viajantes começaram a perceber que nem todo hotel é chique e que nem todo hostel é voltado apenas para jovens mochileiros.

E, principalmente, que viajar vale muito mais do que tudo isso!

Com o número de viajantes aumentando pelo mundo, a necessidade de criar novas opções e conceitos de hospedagem aumentou junto. E isso é muito bom!

Além de hotéis com variados valores de diárias, os hostels e albergues fizeram um upgrade, oferecendo muito mais do que camas para dormir.

Agora, sim: vamos ver a diferença entre hostel e hotel? Continue a leitura!

Qual é a diferença básica entre hotel e hostel?

A diferença principal está na disposição das vagas para os hóspedes, mas a diferença entre hostel e hotel guarda vários outros detalhes.

Enquanto o hotel…

  • Aluga suítes privadas para diferentes necessidades: seja quarto para solteiro, casal ou famílias e grupos;
  • E garante a privacidade e a individualidade do viajante, além das comodidades que variam conforme as estrelas do hotel.

Já os hostels (ou albergues)…

  • Apostam em um conceito mais coletivo. Isto é, você encontra quartos com várias camas, que podem ser reservadas por diferentes pessoas (de ambos os sexos). Os banheiros são igualmente coletivos;
  • Os hostels possuem espaço de convivência, empréstimo de livros e até mesmo da cozinha, caso você queira fazer sua própria comida. A socialização é uma das grandes características de um hostel.

As vantagens dos hostels

Apesar da ideia de compartilhamento com pessoas que você nunca viu parecer ser estranha, os hostels vão muito além disso e oferecem uma série de vantagens, como:

  • Preço: os hostels geralmente possuem tarifas muito mais atrativas que um hotel. Mas é uma regra? Não! Por isso vale sempre comparar preços de hospedagem!;
  • Socialização: especialmente para aqueles que viajam sozinhos, ficar em um hostel pode ser uma boa oportunidade de conhecer novas pessoas! É comum encontrar diversos outros viajantes na mesma situação, aumentando a chance de fazer novos amigos;
  • Eventos no hostel: é bastante comum que os hostels ofereçam eventos próprios, como festas, jantares, música ao vivo etc. Outros possuem jogos para facilitar a integração dos hóspedes e transformar a experiência de hospedagem;
  • Economia: os hostels geralmente possuem parcerias com o comércio local, então você pode garantir alguns descontos ou, pelo menos, boas dicas para economizar.

As vantagens dos hotéis

Apesar de não ser tão animado quanto um hostel, ficar em um hotel tem muitas vantagens que vão além da privacidade! Veja só:

  • Privacidade: um espaço para chamar de seu é, sem dúvida, a principal ou maior vantagem de se hospedar em um hotel;
  • Exclusividade: além do quarto só para si (ou para seu grupo), não ter que dividir o banheiro é um adianto imenso, principalmente por não ter que se preocupar se vai ter ou não alguém ali na hora de sair para algum passeio;
  • Segurança: embora esteja longe de ser uma regra, os hotéis são geralmente mais seguros que um hostel, já que tem menor circulação de pessoas;
  • Conforto: as comodidades, como toalhas e roupas de cama sendo sempre trocadas, além do café da manhã farto, são ofertas atraentes. Fugir das pequenas tarefas domésticas também conta muito!

A diferença entre hotel e hostel: um panorama

Como falamos logo no início do texto, e como sempre falamos aqui no blog, a comparação de preços pode fazer a maior diferença do mundo para você!

Apesar da cultura do compartilhamento, a maioria dos hostels oferecem quartos mistos e com várias beliches, assim como quartos separados por sexo e com menos beliches.

Outros oferecem, ainda, a possibilidade de alugar um quarto privado, mas ter o banheiro compartilhado. Ou até mesmo reservar uma suíte totalmente privada.

Enfim, o mundo das hospedagens é rico e complexo!

Afinal, existem hotéis e hotéis. Hostels e hostels. Hotéis muito bons e hotéis bem básicos. E tem hostels que visam 100% compartilhamento e hostels boutique.

Não à toa, existem hostels ou albergues com tarifas mais altas do que alguns hotéis e alguns hotéis que são tão básicos quanto um albergue raiz.

Muitos donos(as) de hostels, principalmente, perceberam aquilo que falamos acima: os viajantes buscam experiências bacanas durante todos os momentos da viagem.

Logo, muitos uniram o conceito de socialização dos hostels e albergues com o conforto e a privacidade que os hotéis oferecem.

Se você busca o melhor de cada um, pode ser que hostels mais conceituais sejam uma boa escolha para você! Por falar nisso:

Qual escolher: hotel ou hostel?

É impossível te falar “olha, vai para esse” ou “esse aqui é melhor”, pois isso depende muito do seu estilo e necessidades.

Se você é um(a) aventureiro(a) e está em busca de novas amizades e economizar ao máximo para continuar viajando, hostels são boas opções.

Inclusive, é fácil encontrar viajantes que ficam longas temporadas em um hostel trocando trabalho (na recepção, na limpeza, no café da manhã etc) por hospedagem e comida.

Se você está viajando a trabalho, precisa de conforto, boa conexão de internet, horários bem definidos e atendimento diferenciado, provavelmente a escolha ideal seja um hotel.

O melhor conselho não é apontar um, mas várias possibilidades para que você possa escolher por si. Para isso, faça sua pesquisa no Mundi!

Além de compararmos preços de hotéis e hostels em todo lugar do mundo, ainda temos filtros inteligentes que agilizam sua pesquisa e torna sua escolha muito mais fácil!

 

Agora que você sabe a diferença entre hostel e hotel, compartilhe este texto com outros colegas, viajantes e familiares! E deixe seu comentário aqui para a gente (nós adoramos)!

 

Deixar um comentário