Dicas de Viagem

Os principais destinos gastronômicos do Brasil

Que atire a primeira pedra quem não gosta de descobrir novos sabores, novos pratos e novas delícias da culinária – seja em destinos gastronômicos no Brasil ou na rua de casa!

Não é à toa que tantos programas de televisão voltados para a culinária ganharam tanta força nos últimos anos sem parecer cansar a audiência.

Uma boa refeição pode fazer milagres para o humor, além de ser um evento social e fazer parte do pacote de experiências de uma viagem.

A comida é tão expressiva e tão importante nas nossas vidas (além do motivo mais lógico), que alguns destinos são conhecidos por sua culinária típica.

É impossível imaginar uma viagem ao Nordeste que não envolva comer frutos do mar, bobó de camarão, vatapá, acarajé, entre outros pratos de dar água na boca!

Por isso tantas pessoas têm procurado viajar e explorar novos destinos gastronômicos no Brasil, e também pelo mundo. Mas hoje vamos focar em terras brasileiras!

Se você também ama um bom prato e não dispensa novidades neste campo, seu momento chegou! Elaboramos um post com os melhores destinos gastronômicos do Brasil. Confira!

Destinos Gastronômicos no Norte do Brasil

Os estados do Norte do Brasil usam muito milho, mandioca, farinha, castanhas e os mais variados peixes em suas receitas. Só por essa pequena lista, já dá para ver que o Norte arrasa!

Amazonas

Em sua visita ao Amazonas, não deixe de pedir uma Mojica de Tambaqui ou um Bolinho de Piracuí para começar os trabalhos neste grande destino gastronômico no Brasil! A Mojica é um caldo de tambaqui desfiado, enquanto o segundo é um bolinho de peixe frito.

O Tambaqui, por sinal, é muito popular no Amazonas, sendo servido de várias maneiras – e todas elas uma delícia. Por lá, as pimentas também se destacam! Procure pela Pimenta Murupi (ardência média) e a pimenta olho-de-peixe, para os fortes.

A castanha do pará, o cupuaçú e o buriti (que pode ser experimentado também como sorvete) são doces e snacks bastante populares. Mas é o Guaraná que ganha várias versões e lotam as prateleiras. Se você gosta de refrigerante, uma opção é sempre variar!

Pará

A culinária do Pará tem muitas influências, que vão dos indígenas até os japoneses! Mas é impossível começar qualquer conversa sobre o Pará, se não falarmos do Tucupi – que é um líquido amarelo e ácido extraído da mandioca brava, e que está muito presente nos pratos!

Não é uma surpresa o primeiro prato do bloco levar Tucupi, o Pato no Tucupi – que é composto com uma folha muito típica do estado: o jambu. O Tacacá também é preparado com Tucupi, jambu, com a goma de tapioca e camarão seco!

Mas é o açaí o fruto mais típico e, provavelmente, a comida típica mais conhecida em todo país. No entanto, ao invés de tomá-lo como sorvete, no Pará o açaí acompanha o peixinho frito e a farinha d’água. Sim, nada de leite condensado ou outros doces por cima!

Tocantins

Entre os pratos do Tocantins, o Chambari é um dos que mais chamam a atenção. Afinal, em sua receita há músculo bovino, que é servido em várias refeições, incluindo o café da manhã.

Outro fruto que é muito utilizado nos pratos tocantinenses é o Pequi, visto que é nativo do cerrado. Ele pode ser encontrado cozido e misturado com arroz e frango, por exemplo, mas as receitas podem ir além, chegando na maionese e no risoto de pequi com carne seca!

O Peixe no leite de Coco Babaçu é rico em temperos que formam um molho que é uma verdadeira explosão de sabores e dá o toque único ao prato! Falando em peixes, a Peixada também é muito comum, e geralmente é acompanhado de arroz e farofa de manteiga!

Destinos Gastronômicos no Nordeste do Brasil

Se você escolheu o Nordeste como destino gastronômico, prepare-se: existe uma chance enorme de você se apaixonar pelos pratos locais e nunca mais querer voltar para casa. A região dá um verdadeiro show!

Alagoas

Também conhecida como o Caribe Brasileiro, Alagoas não decepciona nas paisagens e muito menos na comida. Os pratos servidos em várias cidades do estado são fartos e saborosos demais!

Além da tapioca, típica do nordeste, Alagoas oferece pratos ricos em frutos do mar. Entre seus pratos principais estão o sururu de capote, o siri mole ao coco e a pituzada. Para tirar aquela fome de doce, a umbuzada sertaneja e a batata-doce com leite de coco.

Bahia

Se você estiver sem tempo, visite a Feira de São Joaquim. Por lá você encontrará um resumo quase satisfatório do que é a Bahia: temperos, carnes, peixes, frutas, garrafas de dendê e mais! Falamos que é quase satisfatório, pois a ideia é experimentar bem mais!

Quando o leite de coco encontra o coentro e se junta ao camarão, a explosão de sabores acontece no Camarão à baiana. E, olha, é só o começo! Aracajé, bobó de camarão, acaçá, a rabada, a tapioca e o xinxim de galinha ajudam bem na lista.

Para garantir o açúcar, o quindim, o pudim de tapioca e a baba-de-moça passam longe em decepcionar alguém. Ah, e claro, não podemos esquecer do cuzcuz doce, que é um dos cartões postais da Bahia!

Ceará

O Ceará é cheio de pratos típicos, o que faz do estado um destino maravilhoso para nem pensar em dieta ou restrição alimentar. Em sua viagem a Fortaleza, Jericoacoara ou outra cidade do estado, não esqueça de dar especial atenção aos sabores!

Começando pela carne de sol com macaxeira que, sim, provavelmente você encontrará em outras cidades nordestinas, mas que vale sempre ser experimentada. A rapadura, por outro lado, é produzida em alta escala no estado e, portanto, muito típica.

A Moqueca cearense tem um toque especial por ser preparada com suco de caju! O baião de dois também é sucesso pelo Ceará e é quase impossível não encontrá-lo em algum restaurante.

Destinos Gastronômicos no Sudeste do Brasil

Se sua próxima viagem é para o Sudeste, o que não faltam são destinos gastronômicos de altíssima qualidade! Os quatro estados representam muito bem não só os pratos típicos do Brasil, como também marcam presença na culinária internacional. Confira!

São Paulo

São Paulo merece seu próprio guia de restaurantes a serem explorados em sua próxima viagem. A cidade da garoa é, sem dúvida, um dos grandes destinos gastronômicos do Brasil.

Com os mais variados restaurantes e bares, a maior cidade do Brasil não brinca quando o assunto é comer bem. Além de restaurantes conceituados de chefs famosos no mundo inteiro, São Paulo abraça a variedade, democratizando a experiência para todos os bolsos.

A febre do foodtruck, inclusive, começou em São Paulo e espalhou-se para o restante do país (muito obrigado!). Suas pizzas (sem ketchup!) também são muito famosas, além dos restaurantes das mais diversas nacionalidades que encontraram um lar na cidade!

Minas Gerais

Ao pensar em um destino gastronômico de altíssima qualidade e com aquele ar de comida caseira ou da fazenda, é impossível não pensar no estado de Minas Gerais. Conhecido por sua simpatia, Minas (para os íntimos) é um verdadeiro deleite gastronômico.

Apesar dos laticínios estarem no sangue mineiro, o estado não decepciona em todo o resto! Além da fartura, é impossível não ficar maravilhado com os sabores do Tutu, do Feijão Tropeiro, do famoso Ora-pro-nobis, do querido pão de queijo e… tudo mais! É muita coisa!

Quem ama doces, encontrará em Minas Gerais um verdadeiro paraíso e será muito difícil não querer carregar tudo para casa. E quando falamos dessa parte do Sudeste, é quase impossível não lembrar das típicas (e inesquecíveis) cachaças produzidas no estado!

Rio de Janeiro

Os cariocas não ficam tão para trás assim quando o assunto é destino gastronômico a ser visitado! O Rio de Janeiro oferece muito mais que praias, seu sabor também é um cartão postal apreciado por visitantes e moradores.

A feijoada com cerveja gelada é encontrada em quase todo restaurante da cidade, especialmente às sextas-feiras, que parece ter sido eleita seu dia oficial no Rio. E, por falar em cerveja, o estado conta com diversos produtores da gelada. Variedade não faltará!

Além dos restaurantes tradicionais que oferecem cardápios que vão do alto luxo a preços mais módicos, os bares servem os mais variados petiscos que já são parte integrante do jeito carioca de ser.

Espírito Santo

Os nossos amigos do Espírito Santo também são mestres na cozinha! Não é por acaso que o estado também está na nossa lista de destinos gastronômicos no Brasil. E quem ama frutos do mar, com certeza irá concordar conosco!

Um dos pratos mais famosos do Espírito Santo é a Torta Capixaba, composta de peixes, palmito e mariscos. A Moqueca Capixaba (feita na panela de barro) também é outro grande destaque da região e merece ser saboreado em sua próxima viagem.

Ao visitar o Espírito Santo, não deixe de participar da Rota do Sol e da Moqueca, que abraça as cidades de Manguinhos e Serra, que oferece peixes do jeito que só um bom capixaba sabe fazer!

 

O Brasil como um todo é um destino gastronômico perfeito. A pluralidade do país é tamanha, que em cada canto dele você encontra sabores curiosos, muito próprios e inesquecíveis. Como não amar?!

E agora: qual será seu próximo destino gastronômico no Brasil? Deixe seus planos para a gente nos comentários! Ah, e deixe suas dicas também! Afinal, sempre há uma boa novidade quando o assunto é comida!

Deixar um comentário