Nosso site utiliza cookies para fins técnicos, analíticos e de marketing. Veja mais informações aqui. Se estiver de acordo, continue navegando.

Inspiração

Conheça o mundo e aprenda outros idiomas

Se você é jovem e está desmotivado em aprender um novo idioma, leia este texto. E se você já não é tão jovem e acha que não deve aprender outro idioma, leia este texto.

Saber falar outro idioma é muito importante para o mercado de trabalho. Quem tem domínio sob uma segunda língua, tende a ter maiores salários e mais ofertas de emprego.

Mas saber falar outra língua (ou outras línguas) vai além de cargos!

Como nossa conversa aqui é sobre viagens, você já deve ter feito a conexão: falar outro idioma é importante para uma das coisas mais básicas da vida: se comunicar.

E é a partir da comunicação, da conversa e daquele papo jogado fora, é que você aprende muito sobre o novo destino sendo visitado, além de conhecer pessoas de outras culturas.

Além disso, você ganha a liberdade. Seja de falar ou perguntar aquilo que quer, sem depender de ter alguém para fazer a tradução ou contar com a sorte de ser entendido.

Sabendo outro idioma não há perrengues na imigração

Mesmo que seus documentos estejam OK e não haja nenhum outro problema, é comum ficar nervoso ao desembarcar no aeroporto e passar pela imigração.

Afinal, você está frente a frente com uma autoridade cujo idioma você não entende e nem ela entende você (muito provavelmente).

Mesmo que você não fale fluentemente, quando se tem algum conhecimento do idioma nativo, fica mais fácil entender o que se quer e responder com mais segurança.

Ou, pelo menos, ficar mais calmo. Ah, e caso ocorra algum problema, lembre-se de entrar em contato com o Consulado do Brasil no país de destino!

Mas, Mundi, é preciso aprender outro idioma para viajar?

Não é uma obrigação. A maior parte dos países que estão acostumados a receberem turistas acabam se virando bem em mímicas ou pescam uma palavra ou outra do viajante.

Mas uma das coisas mais bacanas de se fazer uma viagem é conhecer pessoas, culturas, ideias etc. E tudo isso acaba ficando limitado se você não fala outro idioma.

Mundi, acho que não consigo mais aprender outro idioma

Não tem disso! Com paciência, concentração e pensamento positivo você pode ir longe e, inclusive, pode aprender outro idioma.

Se você tem o famoso bloqueio a uma língua, talvez a melhor pedida seja encontrar um método mais adequado para você.

Algumas pessoas preferem a troca de experiências e o dinamismo de uma turma em um curso regular. Outros preferem aulas com um professor particular.

Se você preferir um professor particular, explique que seu principal objetivo é se virar bem durante uma viagem. Dessa forma, paralelamente ao curso, ele te dará as dicas!

Dicas rápidas para aprender o básico de um idioma e viajar arrasando

  1. Programe-se para estudar: se sua viagem for daqui a três meses, não deixe para praticar na última semana – lembre-se que você terá diversas outras funções na semana que antecede seu embarque;

  2. Separe um horário para praticar todos os dias: nem que seja meia-hora todos os dias ou no trajeto entre sua casa e o trabalho. Ouça áudios na língua nativa do destino para treinar seus ouvidos; 
  3. Pratique frases úteis (e suas respostas mais prováveis): perguntas como “onde é isso” ou “quanto custa aquilo” são comuns em qualquer viagem, então é importante praticar. Mas lembre-se de praticar as respostas também, assim você saberá o que as pessoas responderão para você;

  4. Use muito a internet: dicionários online, jornais estrangeiros, tradutores, fóruns, apps que ensinam idiomas, filmes, entre outras ferramentas, estão disponíveis online e, em sua maior parte, de forma gratuita. Por ser uma ótima forma de treinar outra língua, use muito!; 
  5. Crie metas e trace objetivos: para não deixar a tarefa de praticar outro idioma solta na sua agenda, crie metas de estudo, mas procure ser realista para não se frustrar e acabar desistindo. Se você tem outras tarefas durante a semana, não se imponha coisas como “estudar cinco horas por dia”, pois é muito provável que você não consiga conciliar as tarefas;

  6. Peça ajuda: se você tem um(a) amigo(a) que já tenha domínio do idioma que você quer aprender, peça ajuda a ele(a) e não tenha vergonha alguma de errar. Amigo(a) de verdade ajuda; 
  7. Procure um professor: em paralelo com as dicas acima, procure um professor. Ele poderá auxiliá-lo(a) com suas dúvidas e poderá praticar o idioma com você. Procurar um professor também é uma boa pedida para quem acha que não tem disciplina de estudar sozinho ou quer ser o mais objetivo e preciso possível nos estudos.

Agora é com você! Coloque nossas dicas em prática e viaje cada vez mais e melhor! E lembre-se: se você conhece alguém que precisa de um empurrãozinho para aprender um novo idioma, compartilhe esse texto com ele(a)!

Para encontrar passagens em oferta é simples! É só acessar www.mundi.com.br, preencher os campos com tudo sobre sua viagem e clicar em buscar. É fácil, rápido e totalmente grátis.

 

Deixar um comentário