Nosso site utiliza cookies para fins técnicos, analíticos e de marketing. Veja mais informações aqui. Se estiver de acordo, continue navegando.

Destinos

Costa Rica: estilo de vida e dicas de viagem

Dando prosseguimento ao nosso especial dos países da Copa, hoje chegou a vez da Costa Rica, nosso segundo adversário em campo!

Se você não sabe muito bem do que se trata este post, tudo bem: nós explicamos. O Mundi está visitando todos os países que enfrentarão o Brasil no futebol.

Olha só que vantagem: além de torcer pelo nosso país, você ainda conhece novos destinos, sua cultura e suas maiores atrações aqui em nosso blog. O país visitado da última vez foi a Suíça, clique aqui caso não tenha lido!

A Costa Rica vista do alto: o verde e azul da natureza

Visitar a Costa Rica é, sob muitos aspectos, fazer uma verdadeira viagem no tempo. Não que o destino seja rico em prédios medievais ou coisas do tipo. Não, nada disso!

O estilo costarricense, na verdade, é bastante simples – e é por isso a sensação de não estarmos no mesmo calendário.

A impressão se concretiza ao dar uma olhada nos carros usados como táxis, sendo a maioria deles bem antigos. Mas não é isso que parece importar por lá.

Por lá, a preservação da vida como bem mais puro, é o que conta. Não à toa, Pura Vida! é um dos lemas do país.

Pura vida é um dos desejos mais comuns entre os locais. E não é coisa para vender camisetas para turistas, não. As pessoas levam o conceito a sério.

O país que não tem exército, preserva sua fauna e sua flora com cuidado. Você vê verdadeiro carinho da população pelos animais e cuidado para com suas plantas e vegetações.

Costa-Rica-estilo-de-vida-e-dicas-de-viagem-3

Se você não curte muito a vida na natureza, talvez a Costa Rica não seja o destino ideal para você. Exceto pela capital, San José, natureza é tudo que você vai viver por lá.

O que fazer na Costa Rica: aventura e passeios educacionais

O ecoturismo é, de longe, a maior atração da Costa Rica. Praticamente todos os passeios são voltados para a modalidade.

A terra do simpático bicho preguiça é ideal para ser vivida durante a parte da manhã, deixando a noite para passeios leves em alguma praça ou restaurante.

Sim, existe vida noturna, embora não seja lá um dos grandes atrativos da maioria das cidades. É muito mais comum ver os grupos reunidos em torno de uma mesa do que indo para festa.

De um lado, temos o Caribe; do outro, o Oceano Atlântico. No meio, muita natureza e biodiversidade. Com tanto verde e azul, as atrações costumam variar apenas de cenário.

Para quem ama aventura, a Costa Rica é um prato cheio. Dá para praticar muitos esportes aproveitando todo ar puro que poucos lugares no mundo ainda disponibilizam.

Que tal embarcar na tirolesa no meio da floresta tropical?

Não estamos brincando! Você pode praticar surf (aliás, é um destino muito procurado para tal), paragliding, vela, rafting, rapel, bungee jumping, fazer escaladas, trilhas e ir nas tirolesas.

Existem passeios mais calmos na Costa Rica? Claro que sim! A Costa Rica também é conhecida por seu excelente café, e o que não faltam são tours falando sobre suas propriedades.

Para os amantes da natureza, caminhadas e passeios guiados pelos parques, sobretudo o Parque Nacional Manuel Antonio, é um dos destaques do país.

Para quem quer ver a natureza em todo seu esplendor, a boa pedida é curtir um passeio noturno pela floresta, podendo prestar atenção em cada pio dos animais.

E outro momento imperdível é passear nas pontes suspensas localizadas nas florestas tropicais. Prepare a câmera, pois o passeio rende muitos cliques.

Ah, e claro, não podemos nos esquecer das praias. Entre as hippies e as mais badaladas, ou procuradas pelos surfistas, cada uma tem seu próprio charme e merece ser vista!

A comunicação na Costa Rica: vai ser tranquilo

O idioma oficial da Costa Rica é o espanhol, mas bem sabemos que nem sempre a língua que nos cerca é a mais usualmente utilizada pelos visitantes brasileiros.

Se o seu espanhol não anda bem das pernas, os guias e pessoas que lidam com o público no geral falam inglês bastante bem.

Afinal, principalmente durante o meio do ano, os americanos e europeus invadem a Costa Rica em busca de diversão, aventura e descanso.

E se nada estiver muito bom, não se preocupe! Os locais são extremamente simpáticos e fazem de tudo para te ajudar. Portanto, comunicação não será um problema na Costa Rica.

Preços, moeda e dinheiro na Costa Rica

Viajar para a Costa Rica não é barato, não para os bolsos brasileiros, pelo menos. A grande maioria das tarifas são caras: comida, transporte e passeios, sobretudo.

O país está mais do que acostumado com as tarifas em dólares, e a conversão está na ponta da língua dos moradores e comerciantes.

Por isso que, ao viajar para lá, você pode viver com dólares sem nenhum problema. Trocar reais pela moeda local (colóns) não é tarefa simples, apenas bancos específicos o fazem.

E tais bancos são encontrados apenas na capital, San José. Nas cidades menores e mais turísticas, você troca apenas os dólares com facilidade.

O que levar na mala na sua viagem para a Costa Rica

Arrumar a mala para a Costa Rica exige alguns cuidados especiais, mas nada muito diferente de quem prepara uma mala para uma viagem de aventura.

Os principais itens são o protetor solar e o repelente, eles devem ser seus melhores amigos durante sua viagem.

Outra dica é levar roupas que sequem rapidamente e sejam leves para longas caminhadas e aventuras na mata ou na água.

Costa-Rica-estilo-de-vida-e-dicas-de-viagem-4

Chapéu e óculos escuro são boas opções para proteger os olhos e a pele do sol, roupas especiais de manga comprida com proteção UV também são bem-vindas!

Invista em calçados que sejam resistentes à água e busque aqueles ideais para trilhas e caminhadas em terrenos não regulares.

Uma câmera de aventura, estilo GoPro, é uma boa pedida! Mas leve seu próprio adaptador, pois os capacetes com adaptadores acabam com facilidade nos passeios.

Leve sempre mais de uma opção para os itens que listamos acima e para roupas de banho, pois às vezes chove e, entre um passeio e outro, as roupas podem não secar a tempo.

Costa-Rica-estilo-de-vida-e-dicas-de-viagem-5

E aí, curtiu a Costa Rica? Então compartilhe este post em suas redes sociais ou com seus amigos, familiares e parceiros de viagens.

E lembre-se: para encontrar os melhores preços para viajar para a Costa Rica e todos os outros destinos da Copa, é só contar com o Mundi!

O Mundi pesquisa os preços de voos que estão sendo oferecidos pelas companhias aéreas e agências e resume tudo em uma só página para você. E gratuitamente! Aproveite!

Deixar um comentário