Nosso site utiliza cookies para fins técnicos, analíticos e de marketing. Veja mais informações aqui. Se estiver de acordo, continue navegando.

Dicas de Viagem

5 destinos de vinho no Brasil

E quem disse que é preciso sair do Brasil para curtir um bom destino de vinho? Pois é, nosso país tem se destacado entre os mais entendidos quando o assunto é enoturismo.

Nossa produção ainda não se compara ao dos nossos amigos estrangeiros. O clima mais favorável e a tradição de muitos anos resultam em uma quantidade muito maior de garrafas de vinho.

No entanto, no que se diz respeito ao sabor, não ficamos para trás: nossa produção de vinho cresceu e ganhou enorme destaque, sendo até mesmo premiada internacionalmente!

 1. Bento Gonçalves – RS

destino-vinho-brasil-2

Bento Gonçalves é um destino tão de vinho, mas tão, que a entrada da cidade conta com um fantástico e gigante barril de vinho decorativo.

As temperaturas baixas típicas do Sul brasileiro marcam forte presença em Bento Gonçalves, deixando o passeio pelas várias vinícolas que habitam a cidade ainda mais agradável.

A primeira é a Vinícola Geisse, fundada em 1979, cujo carro chefe são os espumantes. Para muitos, o Cave Geisse é um dos melhores do país! Vale a pena ir tirar a prova, não é?

A Vinícola Salton figura entre umas das mais famosas do Brasil não é à toa: são mais de 100 anos de existência! Pronta para receber os turistas, a vinícola também promove minicursos!

A Vinícola Miolo também impressiona por sua estrutura! Eles oferecem visita guiada pelos parreirais e caves, além dos minicursos de degustação e desconto na loja oficial.

A Casa Valduga promete uma visita guiada ao sabor dos vinhos produzidos. Eles também promovem cursos de harmonização com queijos e vinhos para você impressionar!

Mas essas são as únicas vinícolas de Bento Gonçalves? Não! Na verdade, são mais de trinta, que estão abertas diariamente esperando sua visita. Inclusive, várias são premiadas.

Junte sua ida às vinícolas com um passeio de Maria Fumaça e delicie-se com a tranquilidade e a simpatia do povo de Bento Gonçalves.

2. São Roque – SP

destino-vinho-brasil-5

Pertinho da capital, São Roque recebeu muitos imigrantes italianos e portugueses que trataram logo de ocupar o espaço com vinhedos e adegas.

Que bom, né?!

Hoje, São Roque leva o título da Terra do Vinho, que combina perfeitamente bem com o clima de serra, o contato com a natureza e com ótimas opções de hotéis para curtir o Roteiro.

O Roteiro é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Ao longo delas estão as vinícolas, e você pode parar onde quiser!

A grande maioria dos estabelecimentos não cobra a entrada dos seus visitantes, mas é sempre bom se informar para não ter surpresas. Aqui você encontra informações mais completas!

No total são doze vinícolas e adegas que compõem o roteiro, cada uma com sua história e com seu diferencial. Muitas ainda contam com restaurante!

3. Lagoa Grande – PE

destino-vinho-brasil-3

É de se esperar vinícolas em cidades cuja temperatura costuma ser mais baixa do que em relação à média brasileira.

Mas ter uma vinícola em Pernambuco, que sempre lembra sol e praias belíssimas, é uma surpresa e tanto.

Poucos sabem, mas o estado de Pernambuco tem seus destinos para curtir o frio (sim!) e vinhos também!

No Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, está a vinícola Rio Sol, que produz vinhos e espumantes. Inclusive, suas produções já conquistaram diversos prêmios.

A vinícola oferece quatro opções de passeios:

  • O tradicional: onde o visitante conhece a fazenda e degusta vinhos e espumantes;
  • Pôr do Sol: onde você pode brindar assistindo ao pôr do sol no Rio São Francisco;
  • Rota dos Vinhos: a experiência completa, que leva 8 horas e que inclui visita guiada ao campo com prova de uvas, ida à fábrica, degustação e até passeio de catamarã e banho no Rio São Francisco!;
  • Turismo pedagógico: para aqueles que querem conhecimentos técnicos sobre os vinhos e todo seu processo!

4. Casa Nova, Bahia

destino-vinho-brasil

Trio Elétrico, Aracajé, Abadá? Que isso, meu Rei! Hoje a conversa aqui é sobre vinhos. Sim, a Bahia também é produtora de vinhos, espumantes e suco de uva!

Também localizada no Vale do São Francisco, a vinícola Terranova pertence ao grupo Miolo, que aposta nos tons nordestinos, resultando em bebidas alegres, como descrevem!

É interessante acompanhar o estabelecimento de uma vinícola em uma região tão tropical, que potencializam o desafio da marca.

Assim como as demais, a vinícola está aberta ao público, que pode conhecer seus processos – dos vinhedos até o engarrafamento -, além das tão esperadas degustações.

Outra opção de passeio é o Vapor do Vinho, que acontece de catamarã pelo Rio São Francisco. Além de curtir a região, são servidas comidas típicas e, claro, vinhos e espumantes.

A embarcação sai de Juazeiro e a viagem até a vinícola dura mais ou menos duras horas e meia!

5. Minas Gerais

destino-vinho-brasil-4

Se você estiver visitando o charmoso estado de Minas Gerais, não pode deixar de visitar as vinícolas que fixaram residência na região.

Em Cordislândia, por exemplo, está a vinícola Luiz Porto Vinhos Finos, que possui 15 hectares de vinhedos, cujas plantas vieram de Bordeaux, na França!

Já em Andradas, o show fica por conta da Casa Geraldo! A visita guiada conta com passeio nas vinícolas e degustação. Você também pode fazer os cursos e se tornar um expert em vinhos!

Em Três Pontas, conheça Maria Maria, a vinícola que divide espaço com seu negócio de origem: o café. Você pode até ficar meio assim, mas Bel Sauvignon Blanc, uma de suas produções, ganhou medalha de bronze no World Wine Awards em 2017!

 

Compartilhe esse post com quem adora um vinhozinho! Depois disso, é só começar a planejar sua viagem com a ajuda do Mundi.

E caso tenhamos deixado passar algum destino de vinho no Brasil, deixe nos comentários para que possamos atualizar a lista, ok? Contamos com você!

 

Deixar um comentário