Nosso site utiliza cookies para fins técnicos, analíticos e de marketing. Veja mais informações aqui. Se estiver de acordo, continue navegando.

Dúvidas do Viajante

5 Cuidados com o passaporte que você deve ter

Viajar para o exterior é tudo de bom. Para muitos é a realização de um sonho ou as merecidas férias depois de um longo ano de trabalho!

Junto com as alegrias de uma viagem, é necessário que o turista esteja atento a alguns detalhes e, especialmente, tenha cuidados com o passaporte.

O documento é de extrema importância e perde-lo pode gerar muitas dores de cabeça. O mais agravante é que o passaporte brasileiro é muito visado por pessoas de má índole.

O motivo está na nossa diversidade. Qualquer um pode passar por brasileiro. Olhe ao redor e note: o Brasil é a terra Natal de pessoas das mais diversas características.

Para evitar problemas e curtir sua viagem ao máximo, veja os cuidados com o passaporte que você deve ter!

 

1 – Faça uma cópia do passaporte

Digitalizar seus documentos, e não só seu passaporte, é uma boa ideia. Assim fica mais fácil consultar os números ou mostrar como eles são para facilitar as autoridades locais.

Para manter as informações seguras, envie a digitalização para seu e-mail ou para seu armazenamento na nuvem. Outra opção é enviar para amigos ou familiares de confiança.

2 – Verifique se o hotel possui cofre

Em breve falaremos mais sobre isso, mas ter um cofre no quarto de hotel é um dos cuidados com o passaporte que você pode ter.

Se você for sair e não quiser levar o passaporte consigo, deixe-o no cofre. Apenas não esqueça de verificar se existe essa comodidade no hotel em que irá ficar.

Geralmente hospedagens mais em conta não oferecem essa facilidade. Se for o caso, e se você não estiver se sentindo seguro, ande com o passaporte.

3 – Não deixe o passaporte em bolsas ou mochilas

cuidados-com-o-passaporte3

Nunca carregue seu passaporte em bolsas ou mochilas. Você pode esquecer em algum lugar, pode se distrair e ser furtado ou, ainda pior, ser roubado.

Para evitar que seu documento vá junto, deixe-o sempre em seu bolso ou coloque-o em uma doleira, que pode estar sempre perto do seu corpo.

4 – Fique de olho na validade do passaporte

Não existe nada mais frustrante do que errar por coisas bobas, certo? Um dos cuidados com o passaporte está justamente naquela data que a gente sempre esquece: a validade!

Alguns países exigem que seu passaporte ainda esteja válido entre 3 e 6 meses depois a contar da data do seu retorno. Por exemplo:

Se seu passaporte for válido até outubro de 2018 e o seu retorno estiver marcado para agosto do mesmo ano, corre-se o sério risco de não conseguir embarcar ou entrar no país.

O Reino Unido é um dos destinos que exige pelo menos 06 meses de validade após a data marcada para volta. Já os países do Espaço Schengen pedem apenas 03 meses.

A dica é ficar de olho no passaporte e consultar as exigências do destino para o qual você for viajar. Combinado?

5 – Cuidado com o passaporte: ando com ele ou deixo no hotel?

cuidados-com-o-passaporte2

Eis a questão!

O cuidado com o passaporte é um assunto tão delicado, que essa dúvida acaba ocupando a cabeça de muitos viajantes.

Muitas pessoas preferem andar com uma cópia e deixar o passaporte seguro no cofre do hotel. Outros andam com o documento sempre grudado ao corpo.

Mas a verdade é que cada país lida com o assunto de uma forma diferente. Japão, Espanha e Alemanha exigem que o viajante esteja sempre com o passaporte.

Já os Estados Unidos e a Inglaterra parecem ser mais tranquilos quanto ao porte do mesmo, mas é sempre válido lembrar que:

  • Você deve estar com seu passaporte se estiver dirigindo;
  • Deve apresentar o documento ao alugar um carro;
  • Deve estar com seu passaporte ao trocar dinheiro;
  • E deve mostrar seu passaporte ao se hospedar em algum lugar.

Para os países do Mercosul, onde a entrada é permitida apenas com o RG brasileiro, portar o mesmo nas ruas basta para o caso de qualquer intervenção.

É importante que o viajante, independente do destino, sempre esteja portando algum documento oficial com foto também, tal qual é comum no nosso dia-a-dia.

 

Se você achou esse post útil, compartilhe com seus amigos, familiares ou companheiros de viagem! E se tiver mais alguma dúvida ou dica, deixe aqui nos comentários!

Deixar um comentário