Nosso site utiliza cookies para fins técnicos, analíticos e de marketing. Veja mais informações aqui. Se estiver de acordo, continue navegando.

Curiosidades

As maiores festas culturais do Brasil

O que não falta neste Brasil são expressões populares e festas que juntam multidões que vão para as ruas em busca de diversão, música e comida.

Praticamente o ano todo tem eventos imperdíveis para que possamos curtir o que nosso país tem de melhor!

E como adoramos festas, é bem comum ver que algumas delas acabam extrapolando os dias do calendário para que possamos curtir mais e mais.

Abaixo listamos algumas das maiores festas culturais do Brasil. Mesmo que uma data ou outra já tenha passado, não desanime. Você pode se organizar para curtir no próximo ano!

E aí, vamos lá?

  1. Carnaval

festas-culturais-carnaval

A grande festa popular que acontece oficialmente em fevereiro ou março, mas que se estende pelos meses vizinhos, dispensa muitas apresentações.

O Carnaval, especialmente o de rua, ganha cada vez mais foliões que capricham nas fantasias e enfrentam o calor típico da época para se divertir.

Cada região do Brasil tem um Carnaval com suas próprias características, por isso vale o tour pelo país para experimentar cada um deles!

  1. Festa de São João ou Festa Junina

festas-culturais-junina

O mês de junho é um dos mais esperados para quem ama a comida típica da época. Canjica, milho, salsichão e muitas variedades de doces não escapam dos olhares.

O gosto pela festa é tamanho que acaba ganhando espaço em julho e até em agosto, mas tem gente que prefere manter a tradição e curtir todos os dias de junho mesmo.

É o caso de Campina Grande, que é a anfitriã do maior São João do mundo! São trinta e um dias de comemoração, com muito forró, comidas típicas, shows e apresentações.

  1. Festival Folclórico de Parintins

Com início na década de 1960 em Parintins, o Festival Folclórico também é conhecido como Festa do Boi Bumbá. Em muito, assemelha-se ao desfile das escolas de samba.

Durante a festa, que acontece no final de junho, há o combate de coreografias entre dois bois: o Garantido, de vermelho, e o Caprichoso, de azul.

Cada boi tem seus integrantes (mais de 3 mil, para se ter ideia) e vários itens são julgados para estabelecer um vencedor.

O desfile de cada boi dura três dias (2h30 por noite), usando alegorias e alas diferentes, contando com um narrador para desenvolver a história de cada parte.

A festa é um dos grandes marcos do folclore brasileiro e é levada muito a sério! A torcida do boi adversário que vaiar o outro, por exemplo, faz perder pontos para o boi do coração.

  1. Festa do Peão de Barretos

Com duração de dez dias em agosto, a Festa do Peão de Barretos move multidões que capricham no visual cowboy e trazem o sertanejo na ponta da língua!

O local do evento tem capacidade para 30 mil pessoas curtirem a festa, mas não tem como deixar a compra do ingresso para a última hora.

Por ser uma festa muito popular, a procura é gigantesca. Inclusive, as vendas das entradas começam no início do ano. Portanto, não deixe de checar voos e hospedagem também!

  1. Oktoberfest

Oktoberfest

Como um nome desses pode ser uma festa brasileira, né? Bom, é o que dizem: você encontra um pouco de Brasil em toda parte do mundo!

A Oktoberfest é uma festa de origem alemã, mas, como todos nós sabemos, o Sul do país tem uma grande influência dos italianos e dos alemães.

No caso de Blumenau, onde a festa acontece, a colonização foi alemã – e uma das heranças foi a Oktoberfest, também conhecida como a Festa da Cerveja.

Além da bebida principal, a festa conta com desfiles com trajes típicos, danças, jogos, apresentações, comidas típicas e muita diversão!

 

E aí, gostou da nossa lista? Então não deixe de compartilhar com seus amigos, famílias e companheiros de viagem!

Outro ponto que é muito importante é pesquisar com antecedência seus voos e hospedagem para não perder nenhuma festa. Até a próxima!

Deixar um comentário