Viajar sozinho ou não? Eis a questão! Embora nem sempre seja a primeira opção dos viajantes, quem coloca o pé na estrada, garante: a experiência é incrível e a recomendação é certa!
Ao viajar sozinho a descoberta não é apenas de um lugar novo, mas é interior também. Quem acha que vai se sentir solitário ou que a viagem será chata, pode se surpreender.
Quando viajamos sozinhos, todas as escolhas são próprias e, acredite, ao invés de se fechar, você vai estar com uma disposição bem maior para experimentar mais coisas.
Isso envolve puxar papo com pessoas que estão no grupo dos passeios, perguntar dicas e chamá-las para fazer parte dos seus próprios programas.
Sem contar que sempre tem alguém em um desses grupos que está viajando sozinho também, logo a aproximação é fácil e natural. Você vai ver: quando perceber, estarão almoçando juntos.
Além da interação com outras pessoas, viajar sozinho também tem vantagens organizacionais, pois você pode definir seus próprios horários e escolher o que quer conhecer, sem pressão!
Viajando sozinho, você tende a fazer as coisas mais rápido, fazendo com que você consiga aproveitar mais da cidade: novos roteiros, lugares com menos turistas e por aí vai.
Se você quiser começar sua própria aventura e carimbar o passaporte sem companhia, separamos alguns lugares ótimos para você dar o pontapé inicial! Vamos lá?
- Toronto, Canadá
Não à toa é uma cidade muito procurada para fazer cursos e intercâmbios. O Canadá, como um todo, não só em Toronto, é um país muito amigável e que sempre está de portas abertas.
O clima pode ser o maior inimigo dos brasileiros, visto que nossas temperaturas são bem diferentes das de lá, mas o casaco está aí para isso, não é, não?
- A Islândia, como um todo
A Islândia é um país pequeno, então é quase injusto definir uma única cidade para visitar. Neste caso, por que não visitá-la por inteiro (ou grande parte)?
A Islândia é muito segura e é cheia de paisagens incríveis para você explorar. Mesmo que você não queira pegar um carro sozinho, existem agências que fazem os passeios pelo país!
- Costa Rica
O pequeno país na América Central é totalmente voltado para aproveitar a vida, não à toa seu lema é “Pura Vida”: curta a natureza, seus frutos e todas as pequenas alegrias da vida.
Totalmente paz e amor, a Costa Rica não tem exército e preza cada centímetro da natureza. Suas praias são lindas, o dia-a-dia é calmo e o povo é extremamente agradável e educado.
Apesar de oferecer inúmeras atividades que fazem o coração acelerar e o espírito aventureiro se elevar, a Costa Rica é uma excelente opção para estar em contato com a calma e a natureza.
- Lisboa, Portugal
Lisboa é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, principalmente entre aqueles que buscam o recomeço de vida em algum lugar da Europa.
Portugal é um país seguro no geral, e sua capital não é diferente. Como o idioma não é uma barreira, a comunicação é bem mais fácil, tornando a ideia de viajar sozinho ficar convidativa.
- Dublin, Irlanda
Outro destino europeu que atrai muitos brasileiros é Dublin, muito por causa da facilidade em fazer o combo de intercâmbio que une o estudo com o trabalho.
Mas não só por isso: a Irlanda é considerada um dos países mais seguros do mundo, com uma boa qualidade de vida, além dos cenários de tirar o fôlego e esquentar o coração.
Embora faça bastante frio também!
- Praga, República Tcheca
Em termos práticos, Praga é uma ótima opção para quem quer estar na Europa sem sofrer com o Euro. É também um local seguro e muito fácil para conhecer outros países do Leste Europeu.
Mas vai além: a arquitetura impressiona, assim como as opções sobre o que fazer durante o dia e à noite. Sim, à noite!
Praga pode parecer pacata à primeira vista, mas oferece uma das melhores noites da Europa. Cerveja barata, boates, pubs e uma cultura bastante liberal. Diversão está garantida!
- Buenos Aires, Argentina
Pertinho de casa, Buenos Aires é uma cidade encantadora em inúmeros aspectos. Comece seu passeio a pé e se perca entre as ruas, sua arquitetura, sua cultura e seus sabores!
Mas vá além do alfajor, por favor: experimente o doce de leite, o sorvete, as massas, os vinhos e as cervejas, as empanadas, as carnes e muito, muito mais.
Para quem viaja sozinho, é um local excelente por ser seguro, amigável, divertido, cheio de coisas para ver e, como tem muito turista brasileiro, várias agências contratam brasileiros para atender o público e garantir uma estadia inesquecível!
- Tóquio, Japão
Pode parecer um passo longe demais, mas a experiência vai ser inigualável. Viajar sozinho para um lugar cuja cultura é diferente de qualquer outra, é um marco de vida!
E não se preocupe, Tóquio é segura e mista: o alto desenvolvimento não deixa de lado suas tradições; enquanto há seriedade no trabalho, a diversão é certa – principalmente se você gostar de karaokês -; as luzes são intensas, mas os jardins são espetaculares!
- Copenhague, Dinamarca
Copenhague é linda e charmosa, um lugar encantador para viajar sozinho. A limpeza e a calma são grandes características, segurança nem se fala! Pedestres e bicicletas são respeitadíssimos e o transporte público é de alta qualidade.
As temperaturas são baixas, mas os dinamarqueses tratam de compensar o frio na simpatia que transborda! A natureza também é prioridade, logo prepare-se para estar em cenários maravilhosos.
- Nova York

Cenários de filmes, compras e muita cultura: Nova York é um destino nota 10 para viajar sozinho.
A cidade dos seriados, dos filmes, da cultura e do movimento, é um lugar maravilhoso para viajar, seja sozinho ou não. Multicultural, Nova York está aberta a todos!
Uma das cidades mais procuradas nos Estados Unidos tem museus, cenários famosos, prédios icônicos, além de uma variedade imensa de espetáculos, restaurantes e shows.
Tendo oportunidade, corre para lá!
Muito bom.