Nosso site utiliza cookies para fins técnicos, analíticos e de marketing. Veja mais informações aqui. Se estiver de acordo, continue navegando.

Dúvidas do Viajante

Como escolher a melhor época para viajar?

Viajar é sempre bom, independente da época do ano. No entanto, não dá para negar que, para cada destino, existe um momento melhor para ir conhecer.

Para um bom viajante, marcar férias exige quase um planejamento estratégico que chega a ser complexo. São muitos detalhes a serem pensados para conseguir  definir a melhor época para viajar.

Afinal, você tem que levar em consideração vários aspectos para a definir  melhor época para visitar o seu destino. Qual é o objetivo da viagem? E o orçamento disponível? Preciso me preocupar com o clima?

Neste post, nós daremos algumas orientações a serem levadas em conta quando você for planejar sua viagem. Se você tiver outras dicas, não deixe de comentar!

Para viajar e economizar

como-viajar-de-aviao-3

Se o intuito é viajar sem gastar muito, uma viagem durante a baixa temporada é a melhor época para você. Além disso, tem a vantagem de encontrar o destino mais vazio e tranquilo.

Quando falamos em baixa temporada, pode ser possível economizar no valor das passagens aéreas , da hospedagem, além dos passeios e, talvez, até da comida seja possível economizar!

Para viajar gastando menos

melhor-epoca-para-viajar

Se você não tem como escapar da alta temporada, seja por causa da escala no trabalho ou por causa dos filhos em idade escolar, não se preocupe: ainda dá para viajar gastando menos.

Neste caso, nosso conselho é comparar preços de passagens aéreas e hotéis com uma boa antecedência para garantir bons preços!

Vai viajar com um passeio específico?

Natureza, safáris e uma experiência única: que tal uma Lua de Mel na Tanzânia?

Se você for viajar para fazer um passeio em específico é melhor conferir a melhor época!

É bom ficar atento: a baixa temporada não é só uma questão de datas, mas sim de período. Você pode economizar em tudo, mas pegar o momento de grandes chuvas e não aproveitar.

Um exemplo disso é Machu Picchu, no Peru. Entre Novembro e Março, a região está propensa a chuvas, fazendo com que o parque seja fechado  quando o volume de água é grande.

Então, do que adianta aproveitar os preços baixos da baixa temporada, se você corre o risco de não ir em uma das principais atrações do destino, não é?

Ficar de olho no clima é importante!

Qual é a melhor época para viajar

Outro item indispensável é lembrar do clima do destino, principalmente para viagens para o exterior, onde as temperaturas costumam ser bem diferentes das do Brasil.

Portanto, por mais que o cartão de crédito coce para comprar aquela passagem que você encontrou, procure se informar sobre o clima durante o período.

Viajar em Janeiro para Nova York, por exemplo, é ideal para ver neve – mas muita neve mesmo! E com a neve, vem o frio. E com o frio, vem a necessidade de comprar roupas!

Se o seu orçamento está tranquilo, se você já tem roupas de frio de outra viagem ou se simplesmente é um sonho fazer um boneco de neve no Central Park, ótimo!

Do contrário, você precisará colocar as despesas de pré-viagem no papel para ver se ainda assim valerá a pena viajar.

O mesmo acontece em vários destinos da Europa: o frio que passamos aqui não é nada se compararmos com o frio de lá, então não se garanta com o casaco que você usa aqui.

Se o inverno na Europa é rigoroso, o Verão pode ser igualmente quente – a Espanha que o diga! Se passar calor não é o problema, os preços salgados podem ser.

É durante esta época que inúmeras cidades da Europa transbordam de turistas e moradores locais que querem passear e fugir de suas casas. Portanto, tudo está mais caro e lotado!

Pegar o Outono ou a Primavera na Europa pode ser uma experiência incrível. Em Lisboa, por exemplo, a temperatura está começando a cair, deixando os passeios bem mais agradáveis.

Mais perto de casa, Santiago é ótimo para viajar em Outubro, pois une tudo que falamos até agora: baixa temporada (mais barato) e clima bom (primavera)!

Destinos para viajar a qualquer momento

como-viajar-barato-5

Existem destinos em que a melhor época para viajar é (praticamente) o ano todo! A América do Sul mesmo é um exemplo.

Por aqui você encontra boas opções de passeios e diversão para praticamente todas as estações do ano.

Entre Julho e Setembro você pode ver neve no Valle Nevado, no Chile! Mas se você for no verão, apesar do cenário ser muito diferente, ainda assim terá um passeio válido.

Buenos Aires é outro exemplo de cidade que é ótima para ser visitada em qualquer momento do ano, assim como Montevidéu.

A Oceania é um continente bastante parecido com o Brasil em termos de clima, tirando o inverno – que é bem mais frio -, portanto também é tranquilo de viajar em diferentes épocas.

 

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar com sua família, amigos ou companheiros de viagem! Assim a gente troca mais ideias e todo mundo viaja mais e melhor!

2 Comments

Deixar um comentário