Dúvidas do Viajante

Carteira internacional: vale a pena?

Quando o assunto é dirigir no exterior, muita gente fica se perguntando se podemos alugar um carro fora com a carteira de habilitação brasileira ou se tem que ter alguma permissão especial, se precisa fazer alguma prova e por aí vai. Fiquei tranquilo(a), são perguntas recorrentes e vamos sanar essa dúvida de uma vez!

Para a grande maioria das localidades, basta apresentar sua CNH e pronto. Preenchendo os demais requisitos (veja aqui o que é necessário para alugar carro no exterior) para alugar um carro, você sai da locadora dirigindo sem burocracia alguma.

No entanto, existe a PID – a Permissão Internacional para Dirigir, também conhecida como Carteira Internacional. E agora, José? Vale ou não vale a pena?

Nossa resposta é: sim, vale. Mas tenha em mente que é uma daquelas coisas que você vai pagar e provavelmente não vai usar, tipo garantia estendida de fone de ouvido, sabe?

Mas, Mundi, se não vou usar, por que vale a pena ter?

Apenas pela tranquilidade! Imagina planejar toda uma viagem de carro pelas estradas alemãs, chegar na locadora de veículos e eles cismarem com a ausência da sua permissão internacional para dirigir? Imagina ser parado no meio do caminho por um policial e ele encasquetar com sua carteira? Até você explicar em algum idioma comum (se houver), até ele fazer a verificação etc e tal, foi-se tempo – sem contar com o susto que, definitivamente, não vale a pena ter!

Em resumo: melhor pagar e viajar tranquilo, do que deixar para lá e contar com a sorte.
alugar-carro-pid

E como faço para ter a PID?

Antes de tudo, é preciso falar: a PID só é válida se acompanhada da CNH. Isto é, não pode e não se deve substituir um documento pelo outro. Só funcionam juntos!

Outra dica: tire sua PID junto com a renovação da sua carteira de motorista, pois a validade será a mesma. Isto é, se estamos em março e sua carteira vence em junho, não vale a pena emitir sua PID agora, pois ela só irá durar até junho. Espere ou renove antes e aproveite para solicitar a permissão internacional para dirigir também.

E para tirar sua PID, você deve:

  • Ter uma CNH válida com foto;
  • Levar a original e cópia do documento de identidade;
  • Levar a original e cópia da CNH;
  • Levar a original e cópia do comprovante de pagamento da taxa (no Rio custa R$ 126,97);
  • Levar a original e cópia do passaporte, mas se você estiver indo para um país que não precisa do documento, não é necessário levar.

Existem diferenças de valores e detalhes entre os DETRANs do país. Para mais informações, não deixe de verificar no site do DETRAN do seu estado!


Gostou do nosso post? Então aí vem uma notícia que você vai gostar ainda mais: agora o Mundi também compara preços de aluguéis de carro! Do avião para a estrada, mais uma facilidade para sua viagem 🙂 Confira aqui e comece a pesquisar!

blog-alugar-carros