Dúvidas do Viajante

Tire suas dúvidas: descontos para idosos viajarem

Não importa com qual idade estejamos, existe algo que é sempre bom: viajar. Uma viagem sempre traz boas recordações e um grande sorriso tanto de quem está doido para contar sobre a última descoberta, quanto para quem está querendo muito ouvir. Quando nos aposentamos e quando os filhos já estão criados, a vontade de passear é ainda maior. Com mais tempo livre e menos preocupações em mente, colocar o pé na estrada pode ser divertido e, também, uma grande vantagem.

Para esquentar o turismo na melhor idade, existem alguns benefícios para os viajantes idosos. No entanto, essas vantagens ainda trazem muitas dúvidas, tanto entre os passageiros maiores de 60 anos, quanto para quem quer presentear os pais ou avós com uma viagem. Neste post tentaremos tirar as principais dúvidas, mas caso você tenha alguma pergunta, é só deixar nos comentários com o seu email que tentaremos responder!

Afinal, existe o Projeto de Lei 2290/07?

Existe, sim, um Projeto de Lei 2290/07 criado pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). Neste projeto, as companhias aéreas teriam que conceder o desconto de 50% no valor da tarifa de passageiros maiores de 65 anos. Além do passageiro ter que comprovar que tem direito ao desconto, ele teria que marcar a viagem com, no mínimo, 72 horas de antecedência. Vale lembrar que os assentos destinados ao público seriam limitados e que os mesmos estariam sujeitos à disponibilidade.

Contudo, o Projeto de Lei 2290/07 é ainda apenas um projeto, isto é, não é lei e, portanto, não precisa ser obedecida pelas companhias aéreas nacionais ou que operem aqui no Brasil.

Existe algum desconto para idosos?

Através do Fale Conosco, entramos em contato com as principais companhias aéreas do país e nenhuma delas trabalha com descontos especiais para viajantes idosos. As dicas para viajar barato vale para passageiros de qualquer idade, sendo as principais: pesquisar com antecedência, aproveitar promoções, evitar épocas de pico e, claro, comparar preços aqui no Mundi!

O que as companhias aéreas oferecem para os idosos?

A maior parte das companhias aéreas oferecem assistência especial aos viajantes idosos. Para solicitar o atendimento especial para a melhor idade, é só marcar a opção durante a compra da sua passagem aérea ou, depois de comprada, entrar em contato com a empresa e realizar o pedido. Para esta opção, tenha em mãos seu localizador!

Quais são as vantagens para viajantes durante a melhor idade?

  • Descontos em eventos artísticos, culturais, esportivos ou de lazer. As regras costumam variar entre municípios e estados, mas geralmente basta comprovar que é maior de 60 anos diretamente na bilheteria através do documento de identidade;
  • Idosos também tem direito a 50% de desconto ou isenção nas tarifas de passagens de ônibus urbano e semi-urbano, trem e metrô. Mais uma vez isso costuma variar de município para município, é importante procurar se informar antes de ir. Para garantir o benefício, é necessário que se faça o Bilhete de Viagem do Idoso;
  • Atendimento preferencial em locais públicos e privados;
  • Vagas especiais em estacionamentos. Os locais devem reservar 5% do total de suas vagas para maiores de 60 anos.

Mas devo desanimar?

Desanimar jamais! Além dos benefícios listados acima, que já ajudam o visitante a economizar e ter maiores facilidades em uma viagem, existe um programa do Ministério do Turismo chamado Viaja Mais Melhor Idade. É um programa que estimula os turistas maiores de 60 anos a viajar mais através de parcerias que garantem preços mais baixos.

Pelo que monitoramos até a data deste post, não há uma grande oferta de pacotes, mas é uma boa opção para se ficar de olho e tentar aproveitar algumas vantagens, tais como o crédito voltado para a viagens na terceira idade oferecidos pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Além disso, existem opções a partir de iniciativas privadas, como agências de viagens ou hotéis que abrem as portas com preços ou condições melhores para viajantes maiores de 60 anos. Vale sempre a pena se informar para garantir uma viagem segura, divertida e econômica!

E não se esqueça: para ver preços de passagens aéreas baratas é só dar uma olhada no Mundi. A todo momento chegam voos em ofertas para você embarcar. Acesse www.mundi.com.br, preencha os campos e boa viagem!

 

O Mundi é um site que compara e mostra os preços de passagens aéreas e hotéis. Nós não vendemos, nosso trabalho é mostrar várias opções para que você possa fazer a melhor escolha na hora de viajar!

4 Comments

Deixar um comentário