Dicas de Viagem

Viagem com animais de estimação!

Final de ano chegando, férias batendo na porta e você com muita vontade de viajar. Seu pet vai junto? Separamos algumas dicas para transportar seu cachorro ou gato sem preocupação, seja em viagens de avião ou carro. Confira!

A escolha da caixinha de transporte

Antes de falarmos sobre a viagem com animais de estimação, um ponto muito importante é a escolha da caixinha. Isso é fundamental para a saúde, a segurança e o conforto do seu pet. Nas viagens de avião, se o pet for viajar na cabine, o melhor para ele é que a caixa seja macia, flexível, impermeável e ventilada, porque deverá ficar abaixo do assento a sua frente. Já para o transporte no compartimento de cargas, escolha uma caixinha rígida de plástico, ventilada, com fundo impermeável e com espaço suficiente para que ele consiga girar dentro dela e ficar em pé com folga. Existem comedouros e bebedouros que são acoplados do lado de fora da caixinha para não ocupar espaço interno. Além disso, a caixa não deve ter rodinhas e a porta deve ter uma tranca segura. Já no caso das viagens de carro, para cães o melhor é o cinto de segurança especial para eles e para os gatinhos, a caixinha faz com que eles se sintam mais seguros. Seja de avião ou de carro, uma viagem com animais de estimação é sempre especial!

Como acostumar meu animal de estimação com a caixinha de transporte?

Gatos

  • Se possível, acostume seu gatinho desde pequeno a entrar na caixinha. No início, você pode reforçar positivamente lhe dando petisco quando entrar na caixa.
  • Mantenha a caixa acessível para que ele entre a hora que quiser. Assim, ele não a vinculará com um momento de partida, de ansiedade ou de ida ao veterinário. Também é importante fechar a portinha de vez em quando para ele acostumar e deixá-lo um tempo lá dentro.
  • Torne a caixinha um espaço confortável e divertido, com brinquedos e uma mantinha macia.
  • Alimente seu gatinho dentro da caixa, caso seja isso que vá acontecer durante a viagem.
  • Carregue a caixinha de vez em quando para que ele acostume com esse movimento também. Não esqueça de leva-la para outros ambientes, incluindo para fora de casa e dentro do carro.

Cães

  • Sabemos que no dia a dia do cachorro não utiliza muito a caixa de transporte, porque os deslocamentos são feitos na coleira, mas se você gosta de viajar e ele será seu companheiro nessas viagens, é importante acostumá-lo antes da viagem e quanto antes melhor.
  • Tranquilidade é a palavra certa. Se você encarar a situação com calma e naturalidade, seu pet vai se sentir mais seguro.
  • Deixe na caixinha os brinquedos preferidos do seu cachorro (principalmente se for de morder). É uma boa dica para ele se distrair durante a viagem e evita que ele roa a caixinha, o que pode machucar seu pet.
  • Cuidado com o uso de coleiras e guias dentro da caixinha, elas podem enganchar e machucar seu cachorrinho.
  • Não empurre seu pet para a caixinha, deixe ele entrar por conta própria, não pode parecer que é ruim (inclusive, muitos bichinhos se sentem até mais seguros dentro dela). Saia e volte depois de 15 minutos, mas não o tire da caixinha, afinal, não é algo ruim. Depois de um tempo abra a porta e deixe ele sair sozinho. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade da separação na próxima vez que você colocar ele lá dentro.

Mas, se você não puder viajar com seu animal de estimação, fique tranquilo. Encontre um anfitrião da PetRoomie para hospedagem ou pet sitting. Saiba mais em www.petroomie.com.br. Seu pet entre amigos 😉

2 Comments