Curiosidades

05 museus legais pelo mundo!

Museus são legais e aprendemos muito com eles. Veja neste post cinco para incluir na sua próxima viagem!

Para quem gosta de aprender e estar cercado de conhecimento, uma ida ao museu pode ser um dos pontos altos de uma viagem. Através da visita a um museu ou centro cultural, você pode conhecer mais sobre um assunto de uma maneira diferente daquela da escola. Deixar o quadro-negro e a teoria de lado para perceber e sentir, frente a frente, o que o mundo fez e ganhou destaque, pode ser essencial para nossa compreensão de mundo.

E falando em mundo, vários são os museus que merecem destaque e o assunto renderia por horas aqui. Em Buenos Aires, por exemplo, temos o MALBA: essencial para quem gosta de arte. Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Candido Portinari, entre outros, estão por lá. Em Paris, nem se fala! Mas, se tiver que escolher apenas um, tente ir ao Louvre. Se puder ir em vários, faça um roteiro – você vai precisar. Em Madrid, não deixe de ir ao Prado. Em Nova York, vá ao Metropolitan Museum of Art. Já em Chicago, visite o Art Institute of Chicago. Se for para Londres, visite o National Gallery – um dos mais importantes da Europa e mais conhecidos do mundo! Se sua visita for a Itália, uma riqueza incrível é ir aos Museus Vaticanos, que é um conglomerado de instituições culturais com arte e antiguidade. Pela Itália, aliás, o que não faltará é arte para se ver.

Para quem viaja ou mora no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte ou Distrito Federal, conta ainda com o Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB para os íntimos. Por lá rolam exposições incríveis! A Caixa Cultural também é bastante legal e, além de teatro e outros eventos, costuma oferecer cursos com gente que sabe muito. A Caixa Cultural está presente em Curitiba, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Neste Dia Nacional das Artes, comemorado hoje, 12 de agosto, preparamos uma lista com alguns museus que procuram fugir do muito falado para que seu cardápio cultural fique ainda mais variado. Selecionamos museus importantes, curiosos ou legais no Brasil e no mundo para que você possa ir visitar, curtir e, claro, compartilhar com os amigos e com a família!

luz train station, sao paulo

Museu da Língua Portuguesa

Ao contrário do que se costuma encontrar nos museus, o Museu da Língua Portuguesa guarda algo imaterial, um patrimônio. A instituição aproveita recursos tecnológicos e interativos para valorizar, difundir e apresentar seus conteúdos.

Por que visitar: por ser diferente e usar a interação para realizar a exposição e a valorização de um dos pontos da Cultura Brasileira: nosso idioma. Sem contar que o museu fica na Estação Luz, outro um patrimônio histórico do Século XIX, e bem pertinho da Pinacoteca.

Onde fica: São Paulo – SP

Museu Casa de Santos Dumont

Santos Dumont tem um espaço dedicado em nossos corações. Inventor e jogador de Tênis, foi ele quem realizou o sonho de voar pela primeira vez. E não apenas de avião! Ele também construiu os balões dirigíveis e contornou a Torre Eiffel em seu dirigível Nº 6 – garantindo, então, seu Prêmio Deutsch, em 1901.

Por que visitar: a casa de um inventor guarda suas particularidades e o Museu Casa de Santos Dummont não é nada diferente disso, começando já com a escada por onde o acesso só é possível se for com o pé direito. Aliás, Petrópolis é cheio de lugares com museus e lugares legais que valem a visita!

Onde fica: Petrópolis – RJ

anne-frank

Museu de Anne Frank

No meio do caos da perseguição aos judeus durante o Holocausto, Anne Frank era uma adolescente que contava ao seu diário a experiência de viver tudo aquilo. A autoria despretensiosa gerou o famoso livro O Diário de Anne Frank. E o lugar onde ela se escondia e onde o diário foi escrito é hoje um museu, em Amsterdam.

Por que visitar: reviver a História, mesmo tendo sido um período difícil para a humanidade, é importante para que possamos entender o mundo ao nosso redor. A perspectiva de uma menina sobre este contexto ajuda ainda mais nesta compreensão.

Onde fica: Amsterdam, Holanda

Museu da Arte Ruim

Nada de estreitar os olhos, pender a cabeça para o lado e fazer comentários inspiradores. A não ser que seja irônico, claro. A proposta do Museu da Arte Ruim é expor artes tão ruins que simplesmente não podem ser ignoradas. A experiência já começa pela localização: ao lado do banheiro masculino do porão de um teatro na cidade de Boston.

Por que visitar: a arte pode estar em qualquer lugar, seja em um cenário visto da sua janela ou no rabisco feito pelo seu filho pequeno. O Museu da Arte Ruim é, antes de tudo, a exposição de obras feitas por pessoas comuns que se puseram a tentar algo diferente. Pode não ter ganhado um espaço no Louvre, mas pode ser uma inspiração para alguém que quer fazer algo (pintar, escrever, filmar, fotografar etc) e tem vergonha.

Onde fica: Boston, Estados Unidos

Museu do Cinema

A sétima arte tem uma função maior do que apenas entreter, ela tem a capacidade também de registrar uma época e mostrar como eram os costumes e a vida em um determinado período. A Itália foi berço de vários nomes importantes para o cinema e a cidade de Torino apresenta um museu dedicado ao assunto.

Por que visitar: é um dos museus mais importantes sobre cinema e ele reconta toda sua história, além de ver objetos como câmeras antigas e outros materiais de filmagem bem legais. O visitante também poderá ver roupas, cenários e muito mais!

Onde fica: Torino, Itália

 

E para não deixar de ir, separamos AQUI algumas ofertas de passagens aéreas para você aproveitar todos os museus! 

Deixar um comentário