Diversão e Gastronomia

12 pratos para experimentar em sua viagem pela América do Sul

Comida é um dos pontos altos de qualquer viagem. Se você curte um tour gastronômico, veja esse post com 12 pratos para provar na América do Sul!

A comida típica de cada lugar pelo qual passamos é praticamente um ponto turístico. Experimentar essa parte do país é enriquecedor, pode quebrar preconceitos gastronômicos e, claro, é delicioso. Na nossa lista de hoje, apresentamos as comidas típicas dos nossos vizinhos que, se possível, você não pode deixar de provar.

Argentina

Nossos vizinhos hermanos tem uma culinária excelente: carnes, doces, sorvetes… Um tour gastronômico de primeira!

chorizo

Bife de Chorizo

Em todo lugar que você for é seguro encontrá-lo ao lado das papas fritas. O prato preferido dos argentinos é uma carne macia, geralmente mal passada e muito boa! Pode ser que seja muito cheia de óleo/gordurosa também, mas se você for a um restaurante acostumadíssimo com brasileiros, já poderá sentir mais cuidado nesse campo.

Doce de Leite

É uma das grandes maravilhas das terras argentinas, dificilmente você encontrará um tão bom quanto algum vendido por lá.

empanada-argentina

Empanada

Claro! É uma espécie de pastel de forno, com uma massa mais fina não quebradiça, e com muito recheio. São várias opções, mas a de carne, uma das mais tradicionais,  geralmente são bem temperadas e com pedacinhos de ovos.

Alfajor

Quem nunca pediu para alguém trazer um alfajor que atire a primeira pedra. O doce (bem doce) típico da Argentina, conquista fãs do mundo inteiro. Ele também é facilmente encontrado no Uruguai, que conheceremos daqui a pouco.

Uruguai

Algumas comidas encontradas aqui também são encontradas na Argentina, como os destaques do alfajor, o doce de leite e as carnes.

Chivito

Também é visto por toda parte do Uruguai. Trata-se de um sanduíche bem grande que é servido no prato, sendo possível dividir entre duas pessoas. Ele é composto por pão, bife, batata frita, bacon, queijo, alface, tomate, azeitona e ovo. Não fique surpreso se o seu vier com alguma coisa a mais para complementar o lanche (ou o almoço!)

asado-uruguai

Asado de Tira

Para quem ama carne e churrasco, o Asado de Tira (que são costelas) é a pedida certa. Um lugar bem tradicional onde você pode experimentar o Asado de Tira é no Mercado de Montevidéu.

Chile

Os chilenos tem em sua culinária uma grande influência peruana e adoram frutos do mar!

Chacarero

É um sanduíche feito com bifes fininhos de carne bovina, carne de porco, rodelas de tomate, feijão verde e pimenta!

Pastel de Choclo

Pastel de Choclo

Não é um pastel como estamos acostumados. Ele vem em uma espécie de cumbuca e leva milho moído, carne, cebola picada, um pouco de frango, pedacinhos de ovos cozidos e azeitona.

Peru

ceviche

Ceviche

Feito com bastante limão, cebola, pimenta picada a gosto, sal e, claro, peixe, a comida promete conquistar o coração de quem experimenta. E há quem diga: não há ceviche igual ao peruano, feito com ingredientes da casa e peixe fresco.

Bolívia

Saltenha

Muito parecida com a empanada argentina, mas dizem que o recheio boliviano é único!

Equador

Sanduche de Chancho

Sanduche de Chancho

É um sanduíche de pernil no pão francês (ou similar) temperada no sal, limão e alho. É comum encontrá-lo com cebola e pimentões por cima e, também, com vários acompanhamentos. É uma iguaria tão comum por lá que pode ser visto em barraquinhas na rua até em grandes restaurantes.

Colômbia e Venezuela

Arepa rellena

É um sanduíche que pode ter diversos recheios, como carne, frango, atum etc. A parte que envolve o recheio é feita a partir da farinha de milho, que é misturada ao sal e água. Ovos e leite, na produção, são opcionais. É tão popular que tem até rede de fast-food que vende a iguaria.

Deixar um comentário