Uma coisa que todo mundo sabe é que viajar é muito bom, mas algumas pequenas mudanças no jeito de cumprir o roteiro podem fazer toda a diferença – e o resultado é transformar suas férias em algo bem mais especial. A lista de hoje traz uma sugestão legal, diferente, econômica e saudável! Veja abaixo uma lista de sete cidades para serem conhecidas de bicicleta.
Amsterdã
Essa lista não estaria completa se Amsterdã não estivesse presente, afinal ela é a primeira cidade que surge na cabeça quando o assunto é ciclismo. As ruas são preparadas para o tráfego, contam com postos de aluguel e tem até sinal especial. Diferente é quem nunca deu uma volta de bike por lá.
Buenos Aires
Com ruas lindas e presença de muitos parques, Buenos Aires também convida seus visitantes (e moradores, claro) a alugar uma bicicleta e dar muitas voltas pela cidade. Vale dizer que o serviço de aluguel é fácil para turistas e que existem passeios fechados por agências destinados a quem gosta de andar sob duas rodas.
Barcelona
Turistas se dão muito bem em Barcelona, visto que a cidade conta com uma ciclovia que cerca sua área metropolitana. Além disso, o programa de aluguel de bicicletas, o Bicing, ficou conhecidíssimo – e tem vários pontos por lá.
Paris
Quer charme maior do que pedalar pela Cidade Luz? A querida da Europa marca presença na lista por ter um serviço de aluguel público de bicicletas que inspirou Nova York e Londres a adotarem a ideia.
Montreal
Montreal, no Canadá, leva a bicicleta no coração e como meio de transporte há muito tempo. Já no final dos anos 80 via-se ciclovias construídas e prontas para o uso! Um dado interessante é que costumamos ligar a ideia de andar de bicicleta com a luz do dia, mas por lá o uso durante a noite também é comum!
Rio de Janeiro
Embora a rede de aluguel de bicicletas não cubra a cidade inteira, a paisagem do Rio de Janeiro – e o estilo de vida dos cariocas, que são comumente vistos indo ou voltando do trabalho de bike – convida a quem visita a conhecer toda a orla da Zona Sul em cima das duas rodas.
São Paulo
Pode parecer estranho ver São Paulo, uma cidade tão movimentada e cheia de carros, figurando nessa lista. Acontece que é cada vez mais comum ver pessoas usando a bicicleta como opção de transporte, lazer e esporte. São Paulo possui ciclofaixas temporárias, que funcionam apenas aos domingos e feriados nacionais, e aquelas que são permanentes em bairros mais calmos, com menos fluxo de veículos. Para dar uma olhada no mapa das bicicletas da cidade, clique aqui.
E se você souber de outras cidades – dentro ou fora do Brasil – que poderiam servir de exemplo quando o papo é andar de bicicleta, deixe aqui nos nossos comentários!
Pesquisa: Exame