Destinos

Um lugar diferente: Ushuaia!

Muita gente procura por viagens diferentes e é por isso que hoje estamos apresentando Ushuaia para você! Vem pro blog do Mundi para conferir!

 09-blog

Quando se fala em viagem, Paris, Londres, Roma e Nova York são destinos comuns de se pipocarem em nossa cabeça, e não é à toa: são lugares bem conhecidos, tema de filmes e livros, que todo mundo merece ir!

Agora, se você está buscando um destino diferente para suas férias e que te deixe tão de queixo caído quanto as cidades acima, anote aí nossa sugestão: Ushuaia.

Ushuaia pertence a Argentina e é a capital da Província da Terra do Fogo. Uma das grandes curiosidades do lugar é que é ele fica muito ao sul do mundo, e além disso, é uma cidade que cresceu timidamente pela primeira metade do século XX, isto é, sua história é muito, muito, recente. O fato de ter crescido em torno de uma instalação presidiária dá todo o detalhe, pois fez com que o lugar tivesse uma impressão um pouco sombria durante muito tempo. Mas, relaxa, todo mundo que vai, adora! xD

O que fazer por lá?

– No inverno ou em épocas de baixas temperaturas

Bem, se você for no inverno ou na época de temperaturas mais baixas (entre meio de junho e início de outubro), dá para curtir o esqui e o snowboard, além de outras atividades na neve, como patinar no gelo, ter seu trenó puxado por cachorros, fazer escalada, mergulhar na água geladinha (o.O), cavalgar, pescar no gelo ou simplesmente fazer passeios com as 4×4.

Se você não for muito do time da aventura, curta o frio, beba vinho, aproveite para comer bem (Veja no final do post nossa parte sobre Gastronomia) nos restaurantes de destaque e aproveite para tirar milhares de fotos, visto que o cenário de lá nunca é visto aqui.

Ah, e para os dois perfis de viajante, há o sobrevoo de helicóptero pelo Ushuaia, que é incrível com toda certeza! Além, é claro, dos museus e do circuito dos lagos.

ushuaia-2

– No verão ou em temperaturas mais quentes

É a boa para quem quer ver os fofos dos pinguins, além de fazer passeios de barco pelo Canal do Beagle – que divide a Argentina e o Chile. No verão, as saídas são mais frequentes, ao contrário do que acontece no inverno. Outro lugar que vale a pena ser visto é o Parque Tierra del Fuego, que conta com uma enorme área verde, onde o turista pode fazer trilhas e, claro, admirar as paisagens incríveis que irá encontrar. Os lagos também merecem destaque especial, como o Fagnano e o Escondido.

É importante dizer que, mesmo no verão, comparado aos pontos que batem no termômetro brasileiro, ainda é friozinho. Vale colocar alguns casacos na mala!

Como fazer os passeios?

Para esses passeios e atividades, você deve ver qual é o Centro de Inverno que melhor se encaixa com seu perfil, proximidade e custo financeiro.

Como eu chego aos Centros de Inverno?

Através de táxi, agências de turismo receptivo e serviços de transfer são as opções mais comuns. Se você se sente 100% seguro em dirigir em um clima totalmente diferente, dá para alugar um carro, mas sugerimos cautela nessa decisão!

E como eu chego ao Ushuaia?

Ir de avião é a opção mais comum e confortável. Muita gente une a viagem de Ushuaia com a de Buenos Aires em um voo de quase quatro horas, mas neste caso é bom considerar o custo da viagem para a capital argentina (passagem, hotel e dinheiro para cobrir os custos cotidianos).

ushuaia

Existe uma época ideal para ir ao Ushuaia?

Não. A maior parte dos passeios, tirando os óbvios – como esqui, que depende diretamente da neve – podem ser feitos em qualquer estação. A diferença é que um clima irá proporcionar experiências diferentes do outro.

Quando ir, na verdade, só dependerá de você. Por exemplo, se seu objetivo principal é ver neve, a boa é se garantir na época de temperaturas baixas. Durante o verão é possível ver um pouco de neve aqui ou acolá, mas não é 100% garantido. Nossa amiga aqui do Mundi não apenas viu neve, como viu nevar em pleno Dezembro.

Gastronomia

Aos amantes da boa comida, Ushuaia não vai te deixar na mão. Além do vinho, que já citamos, não deixe de experimentar os seguintes pratos:

Centolla é um caranguejo gigante, típico da região, cuja carne é macia e lembra a lagosta.

centollaImagem: http://www.oquetemnageladeirahoje.com

A Merluza Negra é um peixe de águas profundas, que vem da região da Patagônia argentina e pode chegar a pesar mais de 100 quilos! Tem um sabor incrível e bem particular: um prato leve, ainda mais se acompanhado por legumes.

merluza negra

Imagem: http://www.oquetemnageladeirahoje.com

Cordero Al Palo onde o cordeiro é assado em espetos, sobre a brasa e fica com um sabor divino. É encontrado em El Calafate também!

cordero al palo

Imagem: http://www.oquetemnageladeirahoje.com

Doce de Leite, claro, pois, afinal, estamos na Argentina!

Se além de comer, você também ama fazer comida, Ushuaia oferece aos seus visitantes cursos livres em algumas épocas do ano. Nossa amiga fez um curso de pães no Almacen de Ramos Generales, cujo link você acessa aqui.

Não deixe de fazer:

Ao visitar Ushuaia, dê um pulo na Secretaria de Turismo de lá para pedir seu certificado de visita ao Fim do Mundo. É uma lembrança de viagem muito bacana! O Mundi mesmo tem um, olha só:

certificado-ushuaia

Compare preços de passagens aéreas para o Ushuaia

Veja preços de hotéis no Ushuaia

Deixar um comentário