Curiosidades Dicas de Viagem

Copa e Cozinha do Mundi: a culinária do Irã!

A Copa e Cozinha do Mundi é nossa nova série: confira os pratos típicos dos países que estão participando dos jogos e delicie-se nessa viagem gastronômica.

Bandeira-do-Ira

Antes de falar da culinária do Irã, é preciso falar sobre sua cultura. Muitas pessoas acham que eles são árabes. Mas não são! São persas.

São duas etnias completamente distintas. Desde a língua até a culinária. O Irã é uma das primeiras civilizações da História, portanto, tem muito a contribuir para a culinária mundial.

Você não vai encontrar nenhuma receita esquisita ou muito exótica. Há pratos com carne bovina, cordeiro, frango, peixe e vegetarianos. Trazemos do Irã temperos que não se consegue encontrar aqui, tornando os sabores inéditos. Além disso, todos os pratos, sem exceção, levam açafrão. Um curiosidade na culinária iraniana é que o caviar começou a ser consumido lá!

1_ira
Tah Chin-e Morgh:

Cubos de peito de frango acompanhados de Arroz Tahtin (uma receita tradicional persa com ingredientes diversos, açafrão verdadeiro, especiarias e zereshk, frutinha selvagem das montanhas do Irã).  Vem à parte o molho Boraní, para limpar o paladar.

2_ira

Halim Badenjam:

Paleta de cordeiro, lentilhas, berinjelas e especiarias, todos submetidos ao pilão demoradamente até tornarem-se uma espécie de pasta e recebendo o toque do milenar tempero iraniano, o Kashq.

Vem junto ao prato o pão folha e uma pequena salada.

Kashq Badenjam:

Pequenas berinjelas levemente cobertas com cebola caramelizada, temperadas com especiarias e levando como acabamento o “kashq”, tempero dos nômades usado desde a Antiguidade.

Vem acompanhadas por uma salada e pão folha. O prato não contém carne.

3_ira

Shikamparêh:

Neste prato, as berinjelas se transformam em barcas que portam carne moída bem magra. Uma combinação fora do comum de especiarias se encarrega do encanto. É levemente picante. Salada e pão folha são complementos.

 

 

Comentário

Deixar um comentário