Curiosidades Dicas de Viagem

Copa e Cozinha do Mundi: a culinária da Croácia

A Copa e Cozinha do Mundi é nossa nova série: confira os pratos típicos dos países que estão participando dos jogos e delicie-se nessa viagem gastronômica.

croácia bandeira

A Copa está chegando e nós decidimos fazer uma série de postagens deliciosas, divertidas e diferentes acerca do evento esportivo: Copa e Cozinha do Mundi, que vai falar sobre os pratos típicos de cada país que jogará aqui esse ano.

Sendo o primeiro adversário do Brasil, escolhemos começar pela bela Croácia. Para você se localizar geograficamente, a Croácia fica no leste Europeu, fazendo fronteira com a Eslovênia, Hungria, Bosnia-Herzergovina, Montenegro e Sérvia.

Goulash

No geral, os pratos da Croácia são oriundas austro-húngara. Por ser um país que já sofreu várias mudanças geo-políticas, a origem de suas comidas típicas vieram de outros lugares. O prato mais famoso é o Goulash, popular também nos países vizinhos e na Europa Central. Esse prato é um guisado de carne de vaca (ou de porco), temperado com cebola, azeite e páprica, que dá a coloração avermelhada.

comjoelhodeporco

O Chucrute, que também é popular na Alemanha, Polônia, Hungria, Eslovênia e Grécia, se tornou um prato típico croata. A diferença é que cada país faz o preparo de cada forma e da sua maneira. É um prato à base de repolho fermentado com condimentos. Esse prato nasceu na Segunda Guerra Mundial e a diferença é que, na Croácia, se adicionam salsichas e costeletas de porco.

A imagem acima é do Chucrute com joelho de porco.

Você já experimentou um desses pratos? Se sim, o que achou? Conta pra gente! 🙂

6 Comments