Dicas de Viagem

10 lugares incríveis na América do Sul!

Atualizado em 06 de abril de 2016

Às vezes caímos no erro de achar que para ver lugares incríveis e lindos temos que ir para muito longe e, principalmente, pagar caro por isso e se virar para juntar euro e dólar. Chegamos até mesmo a pensar que tais lugares únicos no mundo só serão vistos através de fotos de sites de viagens, guias de turismo ou nos filmes.

Se você pensa assim, um conselho: PARE de pensar assim. Abaixo você vai encontrar uma lista de alguns dos lugares mais incríveis do mundo, que ficam aqui perto da gente e a poucas horas de avião. Dessa forma, você gasta pouco, aproveita bem o tempo e ainda visita cenários lindíssimos ou ricos em cultura. Confira nossa lista com 10 lugares incríveis na América do Sul!

deserto-do-atacama-flamingos

1) Deserto do Atacama, Chile

Quilômetros de deserto, mas muita coisa para se ver, incluindo os flamingos na Lagoa Cejar (foto), marcam a ida ao Atacama. Entre os principais passeios, destacam-se o Vale da Lua, os Geysers del Tatio, o tour arqueológico e o tour astronômico.

fernando-de-noronha-pedras

 2) Fernando de Noronha, Brasil

O destino mais cobiçado pelos brasileiros, Fernando de Pessoa é conhecido por suas belezas – um verdadeiro paraíso do nosso país. A preocupação com a preservação ambiental também é um dos pontos altos. Por lá, são comuns os passeios de lancha, incluindo um dedicado para ver o pôr-do-sol, passeio de 4×4 por toda ilha e, claro, idas a praia e muitas fotos no Instagram.

Ahu Tongariki - the largest ahu on Easter Island.

3) Ilha de Páscoa, Chile

O grande mistério da Ilha de Páscoa reside nestas estátuas de pedra (moaí) que têm, em média, quatro metros de altura e pesam algumas toneladas. Por causa dessas dimensões, a pergunta ainda não 100% respondida é: como elas foram parar onde estão? Alguns experimentos envolvendo cordas e muitos homens já foram feitos para comprovar pelo menos uma das várias teorias.

Embora a imagem mostre apenas algumas, existem cerca de 887 por lá e muitas estavam enterradas, mostrando apenas o topo. Apesar de muitos estudiosos acreditarem que as estátuas foram feitas para homenagear personas importantes, devido a falta de registros não há como ter certeza absoluta de nada.

Por ser uma ilha, o prato mais comum da gastronomia é o pescado acompanhado dos famosos vinhos chilenos. Para compras, o mercado artesanal de Hanga Roa é o responsável por vender muitos produtos típicos do lugar. O vento é um grande companheiro durante a viagem pela Ilha de Páscoa, o que pode ser uma boa no verão (as temperaturas máximas giram em torno dos 28°C), mas não tanto no inverno (média de 14°C). Os meses mais chuvosos ficam para Abril e Maio 😉

cataratas-do-iguacu

4) Cataratas de Iguaçu, entre o Brasil e a Argentina

Todos que visitam têm uma opinião bastante parecida: é uma visão impressionante. O parque onde a catarata está é um grande pólo de preservação, protegendo uma grande biodiversidade, tanto de fauna como flora, incluindo espécies em extinção, como a onça pintada, puma etc.

Existem algumas opções de passeios e atividades, como o voo de helicóptero pelas cachoeiras, das cataratas e do parque em si. Tem também a Trilha do Poço Preto, ideal para quem curte ficar em contato com a natureza. A trilha das Bananeiras também é uma outra opção para ficar perto do verde, em 2h30 de passeio que combina caminhada e navegação. Já o Macuco Safari é aventura do início ao fim, já começando na mata atlântica, com a trilha seguindo logo após e terminando na aventura dentro d’água. Incrível!

Jericoacoara

5) Jericoacoara, Brasil

Mantendo o ar de vila de pescadores, Jericoacoara é um dos destinos mais belos do mundo. E não é exagero, Jeri está entre as dez praias mais bonitas do mundo. A apenas 300km de distância de Fortaleza, o seu acesso é feito basicamente através de carros 4×4 em estradas que prometem muitos balançarem. O grande barato está nos esportes náuticos, mas restaurantes, bares e, claro, o forró garantem a diversão.

Ouro Preto

6) Ouro Preto, Brasil

Chafarizes, capelas, museus, o maior acervo arquitetônico barroco brasileiro, garantem a Ouro Preto o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. Cortada por ladeiras, Ouro Preto é um convite para uma longa caminhada pela manhã, com direito a paradas em cafés e antiquários. Durante a noite, a cidade se transforma com o clima universitário e o ideal para completar o tour é ir curtir os bares e festas que acontecem nas repúblicas.

perito moreno_argentina

7) Geleira Perito Moreno, Argentina

Quem visita El Calafate, no sul argentino, tem a possibilidade de visitar a Geleira Perito Moreno a partir das várias excursões que se destinam para lá. O nome já dá a ideia do que é, mas não de como é, e é nisso que tem-se toda diferença. Trata-se de grandes paredões de gelo com 60 metros de altura e 5km de comprimento, resultando em um dos maiores espetáculos da natureza.

A view of the Casapueblo resort located in Punta Ballena, Uruguay and built by the famous uruguayan artist Carlos Paez Vilaró.

8) Punta del Leste, Uruguai

Pura agitação durante o verão e um lugar mais tranquilo fora de época, Punta del Leste agrada aos visitantes pela gama de atividades durante a alta temporada e pelo visual nos dois momentos. É a viagem ideal que muitos fazem como bate e volta, quando estão em Montevidéu. Mas isso varia de visitante para visitante e deve ser analisado conforme a agenda de cada um!

torres-del-paine-chile

9) Torres del Paine, Chile

Quando se fala que o Chile é um país de extremos, não é à toa. Se ao norte temos o Deserto do Atacama, ao Sul temos a Patagônia Chilena, com cenários e atrações completamente diferentes. Por isso é quase impossível visitar o país em uma viagem só. Aqui você encontrará lugares mais parecidos com a Patagônia Argentina, como falamos acima de Perito Moreno. Geleiras, frio, trilhas e imagens impressionantes para ficar para sempre em sua memória.

ushuaia-argentina

10) Ushuaia, Argentina

É comum pensar que cidades pequenas não oferecem muitos atrativos ao visitante, mas Ushuaia está aí para quebrar esta ideia. Com várias opções de restaurantes, cassinos e lugares para fazer compras, Ushuaia também oferece inúmeros passeios (inclusive alguns dedicados para quem quer esquiar) para que você possa conhecer bem as lindíssimas paisagens e a interessante história da Terra do Fogo – ou o fim do mundo.

 

 

3 Comments