Bichos de estimação são tudo de bom. Eles nos fazem companhia, fazem nossa alegria e morremos de saudades uns dos outros quando viajamos. Por isso é muito comum o interesse em levá-los conosco para viajar.
O assunto é mais recorrente do que se imagina. Tanto é que nós já falamos aqui sobre como levar seu animal de estimação para viajar e até postamos sobre um curso para prepará-lo para viajar de avião. Se você não leu, vale a pena para se manter informado.
A última notícia do mundo das viagens e dos animais é sobre o passaporte para cães e gatos. Mas como é isso?, você pergunta. É assim, nós respondemos:
O passaporte substituirá o certificado sanitário internacional e o atestado de saúde para trânsito de cães e gatos, que são usados atualmente. Além disso, será implementado no animal um microchip do tamanho de um grão de arroz, que ficará sob a pele dele. Esse microchip visa facilitar a identificação do animal em qualquer país.
A emissão do passaporte não é obrigatória – pelo menos não é por enquanto. Cabe aos donos decidirem se vão aderir ou não. O passaporte será emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Entre as informações que constarão no documento, estão:
– Nome e endereço do dono do animal;
– A descrição do bicho de estimação;
– Nome;
– Espécie;
– Raça;
– Sexo;
– Pelagem;
– Data de nascimento – ou aquela que foi estimada;
– O número de identificação do animal, que vem no microchip;
– Dados de vacinação;
– Exame clínico fornecido pelo médico veterinário.
Diferente do nosso, a foto 5×7 do animal não será obrigatória e o documento, que será expedido nos idiomas português, inglês e espanhol, deverá ser utilizado em viagens a países que aceitam o documento.
Devemos lembrar que é responsabilidade do dono verificar, com uma antecedência segura da data do embarque, todos os detalhes pertinentes a viagem do animal de estimação. Entre as informações, deve-se checar a aceitação do Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos e as exigências sanitárias do país para onde o animal está indo.
Sugerimos ainda que consulte a companhia aérea sobre todos os detalhes do transporte de animais, além de marcar uma visita com o veterinário para checar a saúde do seu bichinho de estimação e pegar todas as dicas para que ele não passe por desconfortos e aproveite muito a viagem.
[…] Leia mais em: Cães e gatos também terão passaporte! […]
Ótima notícia. Só tenho uma crítica. Eu não entendo porque raios esse governo inventa moda. Não custa NADA colocar a foto junto. Só vai dar problema isso. No passaporte vai estar escrito a raça do cachorro e o fiscal nao é obrigado a conhecer todas as raças do mundo. E aposto mil reais que nao vai existir um leitor de chip ligado a um banco de dados nacional em todos os aeroportos do país.
É igual titulo de eleitor. Nao sei quem foi o genio que inventou que o titulo nao precisa de foto. Daí eles nos obrigam a votar levando a identidade do mesmo jeito. E pode votar com a identidade e sem o título. Entao PRA QUE SERVE O TITULO?