Curiosidades

As origens nada-óbvias das comidas!

Faz parte de toda viagem saborear belos pratos típicos. Pera aí, típicos? Às vezes podemos nos enganar. Conheça as origens nada-óbvias das comidas!

As maravilhas gastronômicas, além de apetitosos sabores, guardam também grandes curiosidades e fatos surpreendentes. Às vezes a gente juuuura de pé junto que um prato veio de um determinado país, não é? Hã, fique ligado! Conheça hoje as origens nada-óbvias das comidas!

As origens nada-óbvias das comidas! batata-frita

A começar pela batata-frita: esta delícia amarelinha e crocante, presente nos trios do fast food, encontrada acompanhando o bife no almoço ou sendo o aperitivo mais pedido em bares. Quem é ela? De onde ela veio?

Se você respondeu França, começou errado. A batata-frita é de origem belga. Veja bem, os belgas costumavam pescar e fritar peixes. O problema é que o rio congelava e a fome batia, né, então começaram a fritar batatas mais ou menos no formato dos peixinhos! *.*

Por que é french fries em inglês? Ora, porque quando o exército americano experimentou, eles curtiram e batizaram como french, já que era o francês a língua falada pelo exército belga.

As origens nada-óbvias das comidas! lasanha

 

Um monte de gente disputa o berço dessa invenção dos deuses. Agora, uma coisa é certa: não nasceu na Itália. Ao que parece, a lasanha já se encontrava em um livro de receitas inglês no século XIV. E há quem jure que tudo começou ainda antes, na Grécia Antiga.

As origens nada-óbvias das comidas! Croissant

 

Mais um que engana, tanto pela questão cultural (quem nunca pensou em tomar um café da manhã com croissant em Paris?) e até pelo nome! Engana-se quem acha que croissant é francês. Croissant nasceu em Viena, na Áustria, e é também conhecido como viennoiserie. Maria Antonieta foi quem popularizou o croissant na França em 1770.

As origens nada-óbvias das comidas! chili

Quem olha o cardápio do restaurante mexicano, não pensa que o chili tem outra origem. Mas, ó, a verdade é que o prato é do Texas, nos Estados Unidos – e foi muito popular entre os cowboys.

As origens nada-óbvias das comidas! pizza
AAAAAH, A PIZZA! Muito antes da receita italiana ser mundialmente conhecida, os egípcios e gregos da Antiguidade tinham uma iguaria parecidíssima! A “versão” com a qual estamos mais acostumados, chegou na Idade Média na Itália, onde ganhou umas coisinhas a mais, incluindo o tomate – então recém descoberto nas Américas.

 

Via SuperInteressante

 

 

Comentário