Curiosidades Dicas de Viagem

Você conhece mesmo Joinville?

Às vezes a gente conhece uma cidade, mas não conhece de verdade. Listamos algumas curiosidades sobre Joinville, uma cidade que surpreende!

Você conhece mesmo Joinville

Você conhece mesmo Joinville? Sabe que fica no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, que faz frio e tal, além de ser dona de um dos mais altos índices de desenvolvimento humano? Hoje achamos mais alguns fatos bem legais sobre essa cidade que merece uma visita!

– Título de Manchester catarinense:

Essa é para se orgulhar! No final da Segunda Guerra Mundial, receber produtos industrializados importados era tarefa difícil, mas Joinville se virou muito bem e entre as décadas de 50 e 80 cresceu muito — assim como Manchester, a cidade inglesa, que se destacou na Revolução Industrial e que usou a máquina a vapor na indústria têxtil pela primeira vez!

– A número 01:

– Primeira corporação de bombeiros voluntários da América do Sul;
– Primeira cidade de SC a ter o primeiro posto de gasolina totalmente adaptado a pessoas com deficiência;
– Primeira e única cidade do mundo que tem uma filial do Bolshoi.

– Na verdade, Joinville foi um presente para um príncipe:

Em uma época onde os casamentos envolviam dotes, política e aquela coisa toda, um príncipe que estava prestes a se casar, recebeu um pedaço de terra próximo à colônia de São Francisco. Em 1852, a Vila Joinville emprestou o nome da cidade. Por isso é conhecida como Cidade dos Príncipes.

– Cultura e conhecimento:

Em Joinville ninguém pode reclamar sobre a falta de museus já que conta com o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Museu Arqueológico de Sambaqui, o Museu de Arte, o Museu de Fundição, o Museu Nacional do Bombeiro e a Casa Fritz Alt.

– Pedalar é melhor que dirigir:

Olha que maneiro: em 1950 tinha 01 carro para cada 111 pessoas na cidade e 01 bicicleta para cada 04 pessoas. Hoje em dia não há uma conta certa, mas há quem jure que exista 01 bicicleta para cada 02 pessoas.

– Área verde:

Um passeio no parque é sempre bom e isso Joinville tem muito para oferecer: lá tem o Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin, o Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral, o Parque Municipal Morro do Finder, as Áreas de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca e Quiriri e o Parque Zoobotânico, além do Parque Expoville.

– Praia:

É a do Vigorelli, na Vila Cubatão – cheia de barzinhos pela orla e conta ainda com uma balsa que liga Joinville a São Francisco do Sul. Tem pouca areia e a água é meio escura, o que não impede em nada a diversão e a pesca local.

– Festas e festivais:

Tem muita coisa! A Festa das Flores, a Festa do Colono Piraí, Festa do Colono Rio da Prata, Encontro Folclórico, Festa da Colheita (Erntefest), Festa do Peixe da Água Doce, Rodeio Crioulo Nacional, Festa do Arroz, Bandoneon Fest, a Festa do Tiro Rei, a Festa do Pato, a Festa do Cará, a Festa da Solidariedade, a Festa da Polenta, o Festival Brasileiro de Hemerocallis, Opa Fest, a Schweinschiessenfest (simples, né?) e o Festival de Dança — o maior festival de dança do mundo!

Você já foi a Joinville? Quais outras coisas interessantes você tem a nos dizer?

 

Fonte: Super Interessante

Comentário