Dúvidas do Viajante

Regras da ANAC ampliam direitos aos passageiros!

A Anac divulgou novas regras que prometem ampliar os direitos dos passageiros beneficiando, principalmente, pessoas com necessidades especiais. Leia mais!

aviao (2)

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou novas regras que passarão a valer a partir de janeiro de 2014 e que são bem importantes para os passageiros. Fique ligado!

Antes passageiros prioritários estavam limitados a serem acomodados na frente do avião. A partir de janeiro, no entanto, eles poderão ser acomodados também no fundo. Além de pessoas com deficiência, passageiros idosos e grávidas também devem ser beneficiados.

Além disso, se for solicitado pelos passageiros, as companhias também providenciarão cadeirinhas, berços ou cintos para crianças de colo. A alternativa é permitir que os pais ou responsáveis usem os dispositivos.

Passageiros com necessidades especiais que precisarem de ajuda serão atendidos obrigatoriamente. Antes eram limitados apenas dois passageiros por voo. Contudo, é importante frisar que as companhias aéreas tem que ser avisadas com 48 horas de antecedência.

Outra medida interessante imposta pela Anac é a construção de elevadores que levam os cadeirantes até o avião – o ambulift – até dezembro desse ano. Mas esta só é válida para aeroportos com mais de dois milhões de passageiros. Segundo a matéria da Folha, são dezenove nesta situação, sendo que, atualmente, apenas quatro (Cumbica, Congonhas, Galeão e Viracorpos) tem o equipamento.

 

 

Comentário