Curiosidades

É lindo, é impressionante, é um prédio!

É lindo, é impressionante, é um prédio! Construções ao redor do mundo que são cartões postais. Listamos algumas, vem ver!

Alguns prédios e construções em geral equivalem a um grande visual. Isso porque eles são construídos de forma tão complexa, tão cheio de detalhes, que é difícil imaginar como um grupo de homens foi capaz de imaginar e moldar cada um daqueles pontos.

O Museu Guggenheim, na Espanha, é um desses exemplos. Críticas arquitetônicas que foram geradas à parte, a construção do museu de arte moderna levou cinco anos e foi posta em xeque: alguns especialistas diziam que a construção era impossível, por causa das suas formas complexas. Outro ponto curioso é que seu lado externo é feita com folhas de titânio!

Guggenheim museum

Outro nome que merece destaque na lista é o Palácio de Potala, no Tibete, que foi residência do Dalai Lama por muito tempo, além de mosteiro e centro administrativo do governo. Para construí-lo foram necessários 1,500 artistas e sete mil funcionários. O prédio tem 13 andares e mais de mil quartos e está todo cercado por montanhas e lagos.

Tibete

Indo para o Egito, temos a Biblioteca de Alexandria, que pretende ser um dos mais importantes centros de conhecimento do mundo. A construção levou sete anos, custou 212 milhões de dólares e abriga quatro milhões de livros!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Também na Espanha, temos o Templo Expiatório da Sagrada Família, ou apenas Sagrada Família, foi construída por Antoni Gaudí e muitos consideram esta sua obra-prima. Todo edifício tem muita história para contar, além de muitas riquezas e significados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Taj Mahal é, talvez, um dos prédios mais lembrados do mundo. A obra indiana contou com o trabalho de mais ou menos 20 mil homens que vieram de várias cidades do Oriente. Todo feito de mármore branco, a obra foi uma homenagem do imperador Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam – por isso é conhecida como uma das maiores provas de amor do mundo.

Taj Mahal

O Brasil também tem seu representante em Curitiba. Desenhado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, grande nome da arquitetura brasileira, o Museu Oscar Niemeyer é um complexo que possui dois prédios em uma área de 35 mil m² e tem o foco voltado para as artes visuais, arquitetura e design.

Museu Oscar Niemeyer

Foto: Divulgação