Viagem é muito boa para quem vai. Para quem fica… nem tanto. Além da vontade de querer ir junto, a saudade pode ser quase imediata. Por isso despedidas são sempre longas, muitos passageiros acabam se dirigindo aos portões às pressas e os carros lá fora podem criar verdadeiras filas.
Pensando nisso, alguns aeroportos resolveram aceitar que esses momentos de dizer tchau existem e que são importantes tanto para quem está indo quanto para quem está ficando, sem esquecer do lado funcional dos serviços e do espaço do local, utilizado por tanta gente.
Mas como?
De uma forma simpática (e até encorajante), dois aeroportos na Europa colocaram placas em áreas de desembarque dos passageiros que chegam de carro. Na Dinamarca, temos Kiss and Goodbye: No kisses above 3 minutes! – que na tradução ficaria mais ou menos Beijo e Tchau: nada de beijos por mais de 3 minutos! Já na França, os administradores dão uns minutinhos a mais para a despedida, Kiss and Fly: First 5 minutes free – Beije e Voe: os primeiros cinco minutos são grátis.
Segundo a administração do aeroporto da Dinamarca, depois da adoção das placas, não houveram mais reclamações sobre o problema de carros que ficavam parados durante muito tempo no local. E é claro que muita gente sai dos carros para posar em frente aos avisos!
E aí a coisa acaba boa para as duas partes: a despedida, por acabar sendo divertida; e a viagem, que já começa inesquecível antes mesmo do embarque!