Dúvidas do Viajante

50 anos de Beatles

O primeiro álbum dos Beatles comemora 50 anos de lançamento hoje! Comemore descobrindo lugares históricos para a banda e fãs!

A maior banda de todos os tempos? Mais conhecidos que Jesus? É impossível alguém não curtir alguma música deles? São várias definições para essa banda que marcou para sempre a música mundial, com seus variados álbuns, que vão do rock adolescente, passando pelo pop, psicodélico e indiano. Seu avô deve ter ouvido, seu pai deve ter ouvido e, provavelmente, você já deve tê-los ouvido: esses são os Beatles.

John, Paul, George e Ringo, os “Fab Four”, estão em festa hoje, seja na Terra ou no Céu: seu primeiro álbum “Please Please Me” completa 50 anos de seu lançamento. Dele saíram hits como I Saw Her Standing There, Love Me Do e Twist and Shout. E para comemorar tal data, o Mundi procurou alguns locais pelo mundo que tem relação com a banda e são visitados até hoje por turistas de diversas nacionalidades! Confira:

Penny Lane

Parte do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, essa música assim se chama por conta de uma rua de mesmo nome em Liverpool. Ela fala sobre como o local foi marcante na infância da banda, principalmente na de John Lennon.

Esta placa da foto é reposta de tempos em tempos, pois costuma ser furtada por fãs em busca de um souvenir da banda.

Strawberry Field

Por mais que pareça, não foi esse local que deu nome à música. O mesmo é por conta de um abrigo do Exército de Salvação onde Lennon, em sua infância, costumava brincar. Esse da foto é um monumento, localizado no Central Park em Nova York, dedicado ao beatle John Lennon. No meio, você encontra a palavra imagine, uma famosa música da carreira solo de John.

The Dakota

Essa foi a casa de Lennon e sua mulher Yoko Ono entre 1973 e 1980. Além disso, ficou marcado como o local onde John foi assassinado, exatamente na porta do prédio, à mão armada por um fã enlouquecido.

Lennon Wall

Quando o comunismo ainda comandava a antiga Checoslováquia, antes de 1989, o governo proibia canções pop ocidentais, principalmente as de John Lennon, já que este defendia a liberdade, inexistente no país. Após seu assassinato, John se transformou em um símbolo para os jovens, um herói da liberdade. Como homenagem, pintaram esta parede, localizada em Praga, com mensagens e fotos de Lennon.

Abbey Road

Nesta rua, exatamente nesta faixa de pedestres, foi tirada a famosa foto da capa do álbum Abbey Road, o 12º da banda. E é ali em frente que fica o estúdio Abbey Road, local onde foi gravado o disco.

Pra finalizar, nada melhor do que ouvir um pouco de música! Abaixo você confere um tributo organizado pela BBC de Londres, em que vários artistas conhecidos, como a cantora Joss Stone, regravaram o álbum Please Please Me no estúdio Abbey Road. Aumenta o som!

Passagens*:
Hospedagem*
Lembrando: Pesquisas realizadas em 20/03/2013 às 17h15. Valores sujeitos à disponibilidade na companhia ou agência.
Saiba mais sobre a Inglaterra dos Beatles AQUI!