Dúvidas do Viajante

Pinacoteca é dica de passeio cultural em São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.

A Pinacoteca de São Paulo é um dos museus mais interessantes do Brasil. Dedicado às artes visuais, a Pinacoteca tem ênfase em expor obras de produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Abrigado em um imponente prédio neoclássico no centro da capital paulista, o museu é um dos mais antigos de São Paulo e foi inaugurado em 1905. Na  época da abertura o museu contava somente com 26 quadros em seu acervo.

Hoje, a Pinacoteca conta com mais de nove mil obras, em um espaço de vinte mil metros quadrados dedicado a artes como pintura, escultura e fotografia, realizando cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração do acervo.

Para se chegar à Pinacoteca é muito fácil. Ela fica localizada na Praça da Luz, então é só pegar o metrô e descer na estação Luz na linha azul. O museu tem sua entrada gratuita aos sábados, mas nos outros dias da semana a entrada varia entre R$3 e R$6.