Dúvidas do Viajante

Os encantos de Ilha Grande

A maior ilha da baía de Angra dos Reis é também um dos maiores tesouros ecológicos do Brasil.

A Ilha Grande é a maior ilha da baía de Angra dos Reis, no estado Rio de Janeiro. A região possui cento e noventa e três quilômetros quadrados e mais de cem praias que oferecem cenários dignos de obras de arte. No passado, foi invadida e atacada por piratas e também serviu de rota para o tráfico de escravos.

CONFIRA AS MELHORES OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM ILHA GRANDE

A principal vila da ilha é chamada Vila do Abraão, e é onde se concentram a maior parte dos hotéis e pousadas e moradores da Ilha, mas também é possível encontrar hospedagem em outras praias mais afastadas e tranquilas como Palmas. Mesmo sendo a maior vila da ilha, Abraão ainda preserva um clima rústico garantido principalmente pela informalidade e pela ausência de carros.


Foto pelo usuário silvinho

As únicas maneiras de se locomover entre as praias e cachoeiras da Ilha Grande são de barco ou trilha. São 16 trilhas no total que estão sinalizadas por placas, com informações de tempo, distância e atrativos. Possuem diferentes dificuldades, desde as mais fáceis e de pouca duração, até trilhas que duram mais de quatro horas, mas não importa o tamanho do esforço, no final a recompensa sempre é uma linda praia de areias brancas ou uma maravilhosa cachoeira de águas cristalinas.

LAGOA AZUL ILHA GRANDE
Foto pela usuária Sonia Maria

Alguns dos mais belos recantos de Ilha Grande podem ser conhecidos através de passeios de barco. Os principais roteiros levam à praia de Japaris – passando pela Lagoa Azul, uma das melhores regiões para se mergulhar de snorkel, pelo Saco do Céu e pela praia de Palmas, de onde se chega com uma apenas uma hora de caminhada até Lopes Mendes, considerada uma das praias mais belas da região em seus três quilômetros de extensão.

Para se chegar à Ilha Grande é necessário pegar um barco em Angra dos Reis ou em Mangaratiba. A viagem dura em torno de uma hora e meia e pela dificuldade ao acesso o local, a região é uma das mais bem preservadas do Brasil.

2 Comments

  • Boa noite, sou Morador da Ilha Grande, nascido e criado nesse paraízo , mais infelizmente as Autoridades não exercem seus Ideais pela Ilha, enfim pelo que vejo a Ilha está Desprezada pelas Autoridades competentes, A ilha Precisa de Investimentos Socias como, Um Banheiro Púbico, Um Banco 24 Horas, e Creches para as Crianças, e mais coisas como a Limpeza em Geral, Temos o Inéa na Ilha Grande, mais não fazem nada, só proíbem os Moradores a Pescar e coisinhas absurdas que eles Proíbem, Enfim a Ilha Grande é um berço Turístico Lindo, mais precisa de Investimento, Digo preparar a Ilha Grande para um Turismo exemplar, do mais Reitero protestos de Distintas e Estima Consideração.

    • olá Guilherme vi que você é morador da ilha você saberia me dizer de alguma pousada que tenha um bom preço gostaria de passear aí com a minha familia e nada melhor que um morador da ilha para indicar.
      gostaria de uma pousada que ficasse perto de uma praia não muito movimentada e bem bonita. vc sabe me dizer alguma? Obrigada.