Dúvidas do Viajante

As belezas de Ubatuba

Ubatuba é uma jóia rara do litoral paulistano. Com mais de setenta praias em cem quilômetros de litoral é o local perfeito para uma fuga da cidade grande.

Dia 25 de Janeiro é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo, e ao invés de falarmos sobre as belezas da maior metrópole do Brasil, resolvemos mostrar um pouco mais sobre os melhores destinos de praia do litoral paulista, ou seja, contar um pouco mais sobre as praias usadas pelos paulistanos para fugir do clima da cidade grande e descansar durante o feriado e nas férias escolares.

Ubatuba-photo331-5

Pra começar, a duzentos e cinquenta quilômetros da capital se encontra a linda cidade de Ubatuba, onde estão localizadas mais de setenta praias ao longo de cem quilômetros de puro litoral. A cidade está cercada a oeste pela Serra do Mar, recoberta por uma dos mais importantes e bem preservadas áreas de Mata Atlântica no Estado. Cerca de 80% do território do município estão dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar.

Praia em Ubatuba

As praias mais frequentadas da cidade são Maranduba, Perequê-Açu e a Praia Grande. Esta última possui diversos quiosques que oferecem uma ótima infraestrutura para os turistas. É ótima para a prática de surf, e forma junto com a praia de Itamambuca o paraíso dos turistas.

Uma parada obrigatória pra quem vai à cidade é o Aquário de Ubatuba. Fundado em janeiro de 1996, tem como principal objetivo a preservação dos ambientes costeiros e marinhos através da educação ambiental e de pesquisas. O aquário oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.

tamar

O litoral de Ubatuba é uma área de alimentação de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e por isso a cidade foi escolhida para ser base do Projeto Tamar no estado de são Paulo. Inaugurada em 1991, a base faz o monitoramento da captura incidental de tartarugas marinhas nas redes de pescadores. Equipes do Projeto atendem os chamados dos pescadores para marcar e soltar os animais capturados, além de ensinar as técnicas para reanimar as tartarugas que estejam afogadas. Quem visita o Projeto pode conhecer um pouco mais sobre estes animais e todo seu ecossistema.

Além destas atrações, a cidade ainda conta com diversas cachoeiras, ilhas e passeios que mantém o turista sempre ocupado e feliz, então se você mora em São Paulo, aproveite o feriado do dia 25 de janeiro e vá relaxar uns dias em Ubatuba. Se você não é de São Paulo aproveite o verão para curtir alguns dias nesta bela cidade.

HOTÉIS EM UBATUBA

Confira as melhores opções de hospedagem em Ubatuba que encontramos pra você.