Dúvidas do Viajante

Museu do Louvre abre filial no norte da França

Foi inaugurada nesta terça-feira a nova filial do Museu do Louvre. O novo museus se localiza na cidade de Lens, no norte da França.

Foi inaugurada nesta terça-feira na cidade francesa de Lens, uma filial do Museu do Louvre, um dos museus mais famosos do mundo. O museu ocupa uma área de 20 hectares com mais de 6.600 árvores, localizadas em uma pequena colina onde antigamente funcionava uma mineradora. O prédio possui apenas um andar, para que sua arquitetura se misture com a vasta paisagem presente no local.

louvrelens03

A coleção exposta neste museu conta com obras que estavam guardadas no acervo da matriz do museu, localizada em Paris. Obras de Pietro Perugino, Rafael, Botticelli e Rubens, poderão ser admiradas junto com quadros de outros grandes pintores, como por exemplo, o Retrato de Mariana Waldstein, de Francisco de Goya. Durante cinco anos acontecerá uma exposição cronológica com algumas das principais obras do museu, dividia em três períodos: o primeiro vai mostrar 70 quadros da Antiguidade; o segundo, 45 da Idade Média e o terceiro, 90 da Idade Moderna.

louvrelens10

O museu Louvre-Lens também irá abrigar exposições temporárias. A primeira delas é intitulada “Renascimento – Revoluções nas artes na Europa, 1400-1530”, composta por mais de 250 obras divididas em 13 salas e entre as quais se destaca a “Santa Ana”, de Leonardo Da Vinci. O projeto do Museu pretende reviver uma das áreas mais pobres da França e atrair meio milhão de visitantes por ano.