Dúvidas do Viajante

FDR Four Freedoms Park – o novo parque de Nova York

O novo parque de Nova York, FDR Four Freedoms Park, já está atraindo milhares de turistas.

Depois do High Line Park ano passado, Nova York agora ganha um novo espaço verde por entre seus arranha-céus. Foi aberto no final do mês passado, 34 anos após o anúncio de sua construção, o FDR Four Freedoms Park. O mais novo parque da cidade é um memorial em homenagem ao ex-presidente americano Franklin Delano Roosevelt (FDR), que governou o país por mais de 12 anos.

O parque está situado na Roosvelt Island, uma ilha que também leva o nome deste ex-presidente, e possui uma linda vista da ilha de Manhattan e do porto de Nova York. Além de um busto de Roosevelt, por todo o parque é possível encontrar as frases mais famosas de seus discursos, que já serviram e servem até hoje de inspiração para muita gente, incluindo frases do famoso discurso que deu nome ao parque, Four Freedom Speech, em português, o “discurso das quatro liberdades”, em que Roosevelt diz que deseja um mundo baseado em quatro liberdades: de expressão, religiosa, liberdade do medo e liberdade da falta material.

O parque tem uma extensão de 4 hectares, 120 árvores e seu formato triangular o diferencia de outros parques da cidade. É uma interpretação do arquiteto Louis Kahn à postura de Roosevelt, que dizia que todos os conflitos da vida podem ser resolvidos com uma boa conversa.