Dúvidas do Viajante

Éfeso – a última cidade onde viveu a Virgem Maria

Éfesus foi uma das cidades mais importantes do Império Romano e hoje é uma das cidades mais visitadas na Turquia.

Na costa sudoeste da Turquia está Éfeso, cidade que foi muito importante durante o império romano e hoje é uma das cidades mais visitadas do país. Apresentando muita história, arquitetura e cultura, ela  é a cidade clássica mais bem preservada do Mediterrâneo oriental

Um dos mais importantes pontos turísticos da cidade é a casa em que a Virgem Maria teria passado seus últimos anos de vida. A casa fica a nove quilômetros de Éfeso, no topo da montanha Bulbul. Conta a história que Maria teria ido para Éfeso com São João, que foi para a região após a morte de Jesus e por muitos anos espalhou o cristianismo pela área.

A casa é totalmente feita de pedra, uma típica representação da arquitetura romana. No século IV foi construída uma igreja ao lado da casa. Os turistas que a visitam acendem velas, bebem água benta das fontes e colocam em um muro bilhetes com pedidos ou agradecimentos à Virgem.

É também em Éfeso se encontram as ruínas de uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Artemesium, templo dedicado à deusa da caça Artemis. O templo foi construído no século VI a.C, quando a cidade era a quarta mais importante do Império Romano, um movimentado centro comercial com uma localização muito estratégica.

O Artemesium foi o maior templo do mundo antigo durante muito tempo e sua construção demorou 120 anos para ser concluída. Por fora, sua grandeza era vista pelas 127 colunas de mármore que sustentavam o templo. Dentro dele, ficava uma fascinante estátua da deusa, feita de ouro, prata e ébano. Depois de vários terremotos, saques e guerras, hoje só se pode ver as ruínas dos alicerces desta construção. Outras partes do templo estão expostas no Museu Britânico de Londres.

Ainda estão em Éfesos muitas outras atrações repletas de história, como a Basílica de São João, a Biblioteca de Célcius, o Templo de Adriano e a Caverna dos Sete Dorminhocos, local onde sete jovens dormiram durante uma perseguição no ano de 235 d.C e acordaram 200 anos depois, impressionados com as igrejas e a liberdade que os cristão haviam conquistado.

Além desta cidade, existem diversas outras áreas encantadoras na Turquia. Acompanhe durante toda a semana o especial sobre o país aqui no Blog do Mundi.

3 Comments