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Que tal escolher seu companheiro de viagem pelo Facebook e fazer uma refeição no avião criada por um chef? Confira as inovações da KLM e da British Airways

A British Airways e a KLM são duas companhias europeias tradicionais que já possuem seus nomes e marcas estabelecidos como grandes companhias, mas pelo jeito isso não basta. Essas companhias também entraram na lista das companhias aéreas mais inovadoras pois tiveram ideias interessantes que melhoram a experiência dos passageiros antes, durante e depois do voo.

O primeiro motivo para a seleção da British Airways como uma das companhias mais inovadoras de 2012 foi sua campanha de 2011, intitulada “To Fly. To Serve”, que significa “Voar, Servir”. Esta campanha tem como objetivo de trazer de volta a paixão e crença na marca  entre seus clientes e funcionários.

O princípio central do plano de negócios da Britsh Airways é entregar o serviço para todos os passageiros de maneira única e especial. Os comissários de bordo utilizam IPads durante o serviço, com o uso de vários aplicativos que permitem armazenar e receber dados de passageiros em tempo real, tais como itinerários, preferências alimentares e outros itens que permitem uma abordagem mais personalizada durante o serviços de bordo, inclusive oferecer ao passageiro serviços de aluguel de carro, hospedagem, e até mesmo dicas de viagem.

Outra novidade são telas maiores nas poltronas e mais opções de programas para os passageiros escolherem durante a viagem. Os assentos estão mais confortáveis, tanto na classe econômica quanto na business.

Uma nova parceria foi feita também para incrementar o cardápio da companhia. Junto com o chef inglês Huston Blumenthal foram elaborados novos menus que criaram abordagens culinárias inovadoras. Na classe executiva também foi instalado um restaurante self-service de bebidas e comidas em algumas aeronaves.

Já a KLM se destaca pelo forte foco na sustentabilidade, tendo realizado o primeiro voo transatlântico utilizando biocombustível em uma de suas aeronaves.

A mais ambiciosa iniciativa da KLM é o “Meet & Seat” , em português, “Conheça e Sente” que foi lançado em fevereiro de 2012. O serviço permite aos passageiros escolher sentar ao lado de alguém com interesses semelhantes ao seu durante o voo, usando o Facebook ou o LinkedIn. Nos primeiros três meses 2.200 pessoas compartilharam seus perfis.

Outra novidade da companhia são as refeições servidas em alguns voos, que foram criadas por chefs renomados, e uma vez por ano a empresa organiza uma festa do vinho e da comida holandesa a bordo das aeronaves.

Uma nova oportunidade surgiu para a KLM com o aumento de negócios entre europeus e chineses. A empresa fez uma expansão e hoje é a única companhia aérea a operar voos diretos da Europa para cidades secundárias na China, tais como Chengdu, Hangzhou e Xiamen.

Quanto as novidades de conforto, em voos de longa distância, os passageiros da KLM podem optar por um upgrade em seus assentos na classe econômica. Pagando uma taxa que vai de 60 a 150 euros, o cliente poderá viajar na zona de conforto da classe econômica, onde as cadeiras possuem 10 cm a mais de distância e a poltrona reclina duas vezes mais que o normal.

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