Dúvidas do Viajante

Montmartre – o bairro mais charmoso de Paris

Montmarte é o bairro mais boêmio de Paris. Antigo reduto artístico da cidade já serviu de lar para artistas como van Gogh, Picasso e Renoir.

Paris é a cidade onde se encontra de tudo. Sua grandeza e a magia são refletidas em todas as ruas e esquinas, mas um dos lugares mais encantadores da cidade certamente é o bairro Montmartre, que fica situado em uma colina de 127 metros ao norte da cidade. Este bairro é considerado o mais boêmio de Paris e foi durante muito tempo um reduto artístico que serviu de casa e inspiração para diversos artistas, como van Gogh, Picasso e Renoir. Uma das maneiras de se chegar ao bairro é pela estação de metrô Blanche, que fica ao pé de Montmartre, e de lá pode-se optar em subir a pé ou de funicular até o topo da colina.

Assim que sair da estação, a primeira coisa que se vê é o cabaré mais famoso do mundo, o Moulin Rouge. Fundado em 1889, o cabaré já foi tema de filme e imortalizado nas telas do pintor Toulouse Lautrec. O local apresenta atualmente um espetáculo maravilhoso com muita música e dança, onde o can can francês é o rei da festa.


O bairro também é muito conhecido por ser o local onde está a Basílica do Sagrado Coração, ou em francês, La Basilique du Sacré Coeur. A basílica conta com uma construção feita em mármore e tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, sendo que a principal delas possui oitenta metros de altura. Além de impressionar por sua arquitetura e beleza, a basílica está situada em um dos melhores pontos para uma vista panorâmica de Paris, já que se localiza no ponto mais alto da cidade.

Pra quem está atrás de cultura, Montmartre é uma ótima pedida. Lá está localizado o Espaço Dalí. Esta galeria possui mais de 300 obras deste artista impressionista que por muitos anos viveu em Paris. A coleção inclui esculturas, litografias, ilustrações e móveis, incluindo o famoso sofá em formato de lábios. No bairro também está localizado o Museu Montmartre, que fica numa das maiores mansões da região. Antes de se tornar um museu dedicado à história de Montmartre, serviu de estúdio a vários artistas, incluindo Renoir.

Os amantes de filmes também possuem um ótimo motivo para visitar o bairro. Nele está localizado o café des 2 Moulins, que serviu de cenário para muitas cenas do filme “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, já que a personagem principal trabalhava neste café como garçonete. Depois do filme, o café virou um ponto turístico do bairro e ponto de encontro durante o fim de semana.

A sua chance de conhecer este bairro e toda a cidade de Paris é agora! Participe da promoção “4 anos, 4 amigos e 4 destinos” que vai levar você e mais 3 amigos para a Europa.