Dúvidas do Viajante

Lisboa e o bairro de Belém

O bairro de Belém em Lisboa é símbolo das grandes navegações e onde estão situados os mais importantes monumentos da cidade.

Lisboa, capital de Portugal, é também a cidade mais cosmopolita e importante do país. Oferece aos turistas tudo o que se imagina de Portugal pela metade do preço de outras capitais europeias. Catedrais góticas, mosteiros e museus fazem parte de sua paisagem urbana colorida.

O bairro de Belém, o mais famoso da cidade, tem relação direta com a época das grandes navegações. O bairro está localizado às margens do rio Tejo e as caravelas portuguesas partiam da região em busca das riquezas além-mar, incluindo as caravelas que chegaram ao Brasil. Com essas riquezas provenientes dos Novos Mundos foi possível construir um império e os grandes monumentos que hoje encantam os turistas e moradores.

Um dos maiores símbolos do país, a Torre de Belém, fica localizada neste bairro. A torre que começou a ser construída no ano de 1515 teve como objetivo defender o porto que ali existia, um dos mais importantes da Europa na época.

Ao longo do tempo, a torre foi perdendo a sua função original e já foi usada também como farol e masmorra para os presos políticos. Hoje, ela é um dos principais pontos turísticos da cidade. Sua arquitetura é impressionante, e em seu interior é possível encontrar diversos elementos que contam a história das grandes navegações.

Do alto da Torre, pode-se observar o rio Tejo e suas margens, além de ter uma linda vista de toda a zona de Belém e de seus monumentos, incluindo o Mosteiro dos Jerônimos. O local é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e onde estão enterrados Vasco da Gama e Luís de Camões. Há 500 anos existia uma pequena capela na Torre, aonde vinham rezar os navegadores que partiam rumo ao desconhecido. D. Manuel transformou-a neste monumento admirável, em homenagem a Nossa Senhora de Belém, padroeira dos homens do mar e a São Jerônimo, de quem era devoto.

Outro grande atrativo do bairro é a especiaria portuguesa mais famosa de todas, o pastel de Belém.  Este doce que pode ser encontrados ao redor de todo o mundo possui sua receita original em segredo em uma única padaria localizada em Belém, a primeira a produzir os famosos doces. Atualmente a padaria produz cerca de 15.000 pastéis por dia. São verdadeiras delícias que deixam qualquer um com água na boca.

Agora é a sua chance de visitar esta linda cidade e provar todas as delícias que Lisboa tem a oferecer. Participe da promoção “4 anos,4 amigos, 4 destino” do Mundi e concorra a uma viagem para Europa com mais três acompanhantes.