Dúvidas do Viajante

Tapas, os Sabores da Espanha

Conheça um pouco mais sobre as “tapas” espanholas, os petiscos deliciosos servidos em bares de todo o país.

Quem quer ir pra a Espanha atrás de tapas? Calma! Quando se diz tapa na Espanha não significa que uma briga está para começar, mas sim que está na hora de comer deliciosos petiscos.

A Real Academia da Língua Espanhola define as tapas como “qualquer porção de alimento capaz de acompanhar uma bebida”.  Sua origem ainda é muito discutida, mas a maioria dos historiadores defende a versão de que antigamente, nos bares espanhóis, acompanhando a taça de vinho, eram servidas fatias de pão cobertas por presunto para o cliente colocar em cima do copo e protegê-lo das moscas que apareciam durante o verão. Este pedaço de pão ficou conhecido como “tapa” por tampar o copo e evitar que alguma coisa estragasse a bebida.

A tradição foi passada a frente e hoje as tapas são um dos maiores símbolos da culinária espanhola.  Atualmente elas consistem não só de pães com presunto, mas de diversos pratos típicos do país, que foram adaptados para serem servidos em pequenas porções individuais. É possível encontrar bares de tapas distribuídos por toda a Espanha, e em Madri, são incontáveis as opções de bares que servem este tipo de comida.

As tapas são uma ótima opção para os turistas, pois além de conhecerem um pouco mais da cultura do país, podem se transformar em uma ótima refeição sem gastar muito dinheiro, já que geralmente estas porções de comida são baratas.

Onde comer as  Tapas na Espanha

Em Madri, um dos bares de tapas mais procurados é o “100 Montaditos”. Com franquias em diversas partes da cidade, este bar possui dezenas de opções de tapas a preços muito acessíveis. Além disso, quartas e domingos é possível comprar diversos itens do cardápio por apenas 1 euro, assim como bebidas pelo mesmo preço.

Outro ponto turístico gastronômico da cidade é o Mercado San Míguel. Reaberto recentemente após uma grande reforma, este mercado é um dos melhores da cidade. São mais de trinta barracas de comida em geral e de restaurantes, em sua maioria de tapas. Nesses restaurantes você pode ter uma típica experiência espanhola, ou seja, comer suas tapas encostado no balcão, sem formalidades, sem garçons e sem mesas. Você vai passeando de bar em bar, escolhendo as tapas que você mais gosta.

Ficou com vontade de provar o sabor espanhol? Participe do concurso cultural que comemora os 4 anos do Mundi e concorra a uma viagem para a Europa com mais 3 amigos. Participe!

2 Comments