Dúvidas do Viajante

Sabor da História: Conheça o Museu do Café Brasileiro

Localizado em um dos edifícios mais belos de Santos, o Museu do Café Brasileiro conta a história deste produto extremamente importante para a cultura do Brasil.

Em 1998, foi aberto em Santos o Museu do Café Brasileiro que tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no nosso país. O museu conta com um grande acervo de documentos e fotos, que mostram o envolvimento deste produto com o desenvolvimento político, econômico e cultural do Brasil. Maquetes e painéis também ajudam a contextualizar a riqueza trazida por esta produção e levam o visitante a um passeio pela história, que começa na chegada das primeiras mudas de café no Brasil.

Por ter sido nossa principal fonte de riqueza no começo do século XX, foi necessária a criação de uma bolsa de valores própria que organizava e controlava as operações do mercado cafeeiro, a Bolsa Oficial do Café.  É no prédio onde ela funcionava que hoje está instalado o museu.

Construído em 1922, foi oficialmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2000. É considerado um dos mais belos edifícios da cidade por ter seu interior adornado com cúpulas de cobre, vitrais, mosaicos de mármore, colunas de granito e três grandes telas criadas por Benedito Calixto.

Ao fim de sua visita, após aprender sobre a história de nosso país, é possível saborear na cafeteria instalada no andar térreo do museu um maravilhoso café, premiado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

3 Comments