Em 1998, foi aberto em Santos o Museu do Café Brasileiro que tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no nosso país. O museu conta com um grande acervo de documentos e fotos, que mostram o envolvimento deste produto com o desenvolvimento político, econômico e cultural do Brasil. Maquetes e painéis também ajudam a contextualizar a riqueza trazida por esta produção e levam o visitante a um passeio pela história, que começa na chegada das primeiras mudas de café no Brasil.
Por ter sido nossa principal fonte de riqueza no começo do século XX, foi necessária a criação de uma bolsa de valores própria que organizava e controlava as operações do mercado cafeeiro, a Bolsa Oficial do Café. É no prédio onde ela funcionava que hoje está instalado o museu.
Construído em 1922, foi oficialmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2000. É considerado um dos mais belos edifícios da cidade por ter seu interior adornado com cúpulas de cobre, vitrais, mosaicos de mármore, colunas de granito e três grandes telas criadas por Benedito Calixto.
Ao fim de sua visita, após aprender sobre a história de nosso país, é possível saborear na cafeteria instalada no andar térreo do museu um maravilhoso café, premiado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Adoro tomar café, faz muitas coisa boa, vai namora vc toma café! Você viaja toma café, o café esta no coração do brasil!!!
Hum cafezinho fresco e melhor coisa. Nao sabia que existia um museu…
Adoro viajar e acho que depois de ver dicas para viagens de onibus e rodoviárias vou dar uma chegada até Santos, pois ia muito com meu marido falecido, faz tempo.
Esqueci de dizer.. conheça o blog http://www.rodoviariasbrasil.com.br e veja mais dicas!! Beijos