Curiosidades

Os aeroportos mais verdes mundo

A preocupação com o meio ambiente já chegou à aviação, e aeroportos de todo mundo têm buscado soluções para reduzir ao máximo o seu impacto ambiental.

Aeroportos de todo o mundo hoje não se preocupam somente com sua funcionalidade e conforto dos viajantes, mas também estão focados em reduzir o impacto ambiental que causam, e usando a criatividade, alguns deles criaram soluções para esse problema de maneiras bem diferentes.

Vários aeroportos norte-americanos adotaram recursos para reduzir o seu impacto pro meio ambiente. O terminal B do aeroporto de Sacramento, por exemplo, foi projetado para ser eficiente ao máximo, usando o mínimo de energia elétrica possível. Para manter uma temperatura amena, foi construído um teto que reflete o calor e foram colocados vidros que permitem a entrada de luz solar. O terminal também possui uma planta de co-geração utilizando  gás natural para gerar energia.

O aeroporto de Detroit, também nos Estados Unidos, é um exemplo de aeroporto que conseguiu reduzir a emissão de gás carbônico, com soluções fáceis como não usar caminhões no abastecimento das aeronaves e sim mangueiras fixas. O design do aeroporto também permite que as aeronaves sigam um caminho mais eficiente da pista para portão.

Inaugurado em 2010, o Terminal B do aeroporto Internacional de San Jose, no Texas, possui claraboias de duzentos metros de cumprimento e uma parede de vidro para deixar entrar a luz natural, além de um sistema solar fotovoltaico no telhado para gerar energia. O terminal também é conhecido por seus assentos na área de passageiros, que dispõem de um sistema de ar condicionado que funciona apenas quando alguém está sentado nelas, economizando energia.

O aeroporto da cidade de Dusseldorf, na Alemanha, construiu em apenas oito semanas um sistema com mais de 8400 painéis de energia solar que entrou em funcionamento no começo de 2012. O painel não é o suficiente para suprir toda a necessidade do aeroporto, mas economiza muita energia. Telas estão dispostas no aeroporto mostrando quanta energia os painéis estão criando e quanta poluição está sendo evitada.