Dúvidas do Viajante

Bruxelas: A capital das histórias em quadrinhos

Bruxelas é a capital mundial das histórias em quadrinhos. Por lá, é possível encontrar o maior museu dedicado a esta arte e diversos painéis pintados sobre o tema espalhados por toda a cidade.

Interior do Museu. Foto por Daniel Fouss

Bruxelas é a capital da Bélgica, país famoso por seus chocolates, waffles e também por ser o país que possui o maior número de rótulos de cerveja. O que pouca gente sabe é que a Bélgica também é conhecida pelo grande envolvimento que tem com as histórias em quadrinhos.

Com mais de 700 autores, a Bélgica possui mais criadores de quadrinhos por quilômetro quadrado que qualquer outro país do mundo, e entre eles se destacam Hergé, o criador do Tintim e de Peyo, criador dos Smurfs.

Em Bruxelas esta paixão nacional se torna muito evidente. Existe na cidade um museu dedicado ao assunto, o Centro Belga das Histórias em Quadrinhos, que recebe anualmente 200 mil visitantes e se tornou parada indispensável pra quem vai à cidade.

Interior do Museu. Foto por Daniel Fouss

São sete exposições permanentes, entre elas uma sobre Tintim e outra sobre os Smurfs. Nesse lugar dinâmico e emocionante tudo é feito para ajudar a promover histórias em quadrinhos da melhor maneira possível. O Centro se tornou o número um em referência para os amantes de quadrinhos e também possui um centro de pesquisa que tem mais de quarenta mil títulos em mais de vinte idiomas.

Em quatro mil metros quadrados, a viagem pelo museu começa mostrando a arte rupestre, incluindo desenhos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e vai caminhando pelo universo dos desenhos, passando por maquetes, animações, esboços, até reproduções de personagens em tamanho real. O museu também ensina como se dá a produção de um quadrinho, desde sua criação até a venda.

Os belgas sentem tanto orgulho de seus personagens que eles saíram das páginas e acabaram ocupando paredões brancos ao ar livre por toda a cidade. Atualmente, Bruxelas possui mais de 50 painéis pintados com cenários de histórias em quadrinhos no coração da capital, tudo feito para deixar a cidade mais alegre, desfazendo a ideia de quem imagina Bruxelas como cinza e monótona. Existe um roteiro mostrando onde encontrar cada painel pela cidade, feito especialmente para os mais curiosos.