Dúvidas do Viajante

Os 400 anos de São Luís

São Luís, capital do estado do Maranhão, comemora 400 anos em 2012. Ela foi fundada em 8 de setembro de 1612 é a única cidade brasileira que foi fundada por franceses, mas ao longo de sua história foi também colonizada por holandeses e portugueses.

A cidade espera ansiosamente pela chegada da data e instalou em frente à cabeceira da ponte São Francisco um relógio que faz a contagem regressiva dos dias e horas que faltam para chegar a data. A comemoração que vai ter o tradicional “Parabéns pra você” com direito a queima de fogos e bolo, ainda conta com uma extensa programação cultural que começa dia 1º de setembro e vai até o final do mês.

Entre os diversos shows, o evento vai contar com apresentações de músicos brasileiros consagrados, como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Zezé di Camargo e Luciano, Zeca Pagodinho, Alcione e a Orquestra Sinfônica Brasileira,  que vai apresentar quatro composições voltadas para a música e os ritmos maranhenses, valorizando a rica cultura local. Todos os shows acontecerão em um espaço montado na Lagoa Jansen e terão entrada gratuita.

São Luís é muito conhecida pela lenda do bumba-meu-boi, mas também é lembrada por diversos outros motivos. Em seus 400 anos de história, São Luís acumulou apelidos que remetem a aspectos culturais da cidade. Ela também é conhecida como a “Jamaica Brasileira”, por ser o local do país que é mais ouvido e produzido o reggae, ritmo musical tipicamente jamaicano e como a  “Atenas Brasileira”, apelido que foi dado no fim do século XVIII, quando a cidade passou por uma fase muito próspera culturalmente, contando com um grande número de escritores locais que influenciaram no romantismo no Brasil. A cidade ainda é conhecida como a “Cidade dos Azulejos” e “Ilha do Amor”.

Confira abaixo a programação completa das comemorações:

Dia 1º – Gilberto Gil (21h) e Tribo de Jah (23h)
Mano Borges, Chiquinho França, Betto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibell (19h)
Dia 6 – Orquestra Sinfônica Brasileira (20h) com a participação de Turíbio Santos e de 20 artistas maranhenses entre músicos, arranjadores, percussionista e orquestrador
Papete (22h)
Dia 8 – Roberto Carlos (19h)
Dia 15 – Ivete Sangalo (21h), Fabricia (19h), Bicho Terra (20h) e Pepê Jr. (23h)
Dia 22 – Rita Ribeiro (19h) e Zezé di Camargo e Luciano (22h)
Dia 29 – Alcione (20h30) e Zeca Pagodinho (22h). Sindicato do Samba e Puxadores de escolas de samba (19h).

Veja também:

Hotéis e passagens aéreas para São Luís